Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Alcobaça, no sul da Bahia, ocupam o prédio da câmara de vereadores do município. A ação começou por volta das 21h30 de segunda-feira (29). Os profissionais estão em greve há 18 dias e pedem melhorias no sistema educacional da cidade.
Entre as reivindicações das categorias, estão a regularidade no transporte escolar, melhorias e regularidade na merenda, melhores condições de trabalho e o cumprimento da posse dos diretores eleitos em 2015. De acordo com a professora Anilda Souza, que participa do ato, o prédio só será desocupado depois que houver um acordo com a Secretaria de Educação do município.
Conforme a professora, até a tarde desta terça-feira o órgão ainda não tinha se posicionado sobre o assunto.
Segundo a secretária de Educação de Alcobaça, Tânia Gusmão, a ocupação pegou todos da prefeitura de surpresa, pois estavam negociando as reivindicações com o sindicato dos professores. Ela contou que algumas das pautas, como o transporte escolar, já tinham sido atendidas.
De acordo com a secretária, a única pendência com os professores é o reajuste salarial que não pode ser repassado por conta da crise economica. A greve começou no dia 12 de agosto. Segundo Anilda, uma carta informando a paralização foi encaminhada para a secretaria de educação da cidade com 4 dias de antecedência. Das 30 escolas municipais, nenhuma está funcionando. Cerca de 5 mil alunos da rede estão sem aulas. Alcobaça tem 473 professores./osollo
Nenhum comentário:
Postar um comentário