Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Vem ai o Plano de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura a sua presença é indispensável



Nenhuma descrição de foto disponível.


O Plano de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura, é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste(PRODETER) no Extremo Sul da Bahia, iniciado no ano de 2016, construído de forma coletiva junto ao Colegiado Territorial, possuindo mais de 80 ações ligadas a avaliação, resgate, multiplicação e produção de material genético por meio da REDE RENIVA da EMBRAPA; visando junto com o sistema sustentável de produção aumentar a produtividade da mandioca; capacitações, adequação no beneficiamento da mandioca por meio do Programa Farinheira Sustentável; Comercialização; Associativismo, Financiamento entre outras ações.

O plano integra 11 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucurí, Jucuruçu, Medeiros Neto, Lajedão, com ativa participação das Secretarias municipais de Agricultura. Já foram implantados 16 maniveiros – plantios de mandioca a partir de mudas provenientes da Biofábrica e doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR do Estado da Bahia, com material genético desenvolvido pela EMBRAPA e resgatado de comunidades na Bahia. Foram plantadas principalmente as variedades Corrente, Formosa, Platina, Olho Roxo, Sergipe, Caipira e variedades de mesa.

Um maniveiro recebeu todas as variedades disponíveis na Biofábrica sendo o Maniveiro Guardião do PAT com 23 variedades, localizado no município de Alcobaça, que estão em processo de avaliação com apoio da Suzano, Associação de Canabrava, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e Polímata. O PAT possui uma governança compartilhada com coordenadores de diferentes instituições o que fortalece a participação e as parcerias.

A Coordenação Geral é feita por Fabiana Longo Bahiater/SDR, a sub-Coordenação Geral por Paulo Nieres da CAR/SDR, a Coordenação PolíticoInstitucional por Araildes Ribeiro do BNB, a Coordenação Técnica por Jeilly Vivianne da Suzano/Polímata, a Coordenação de Pesquisa pela professora Lívia Lemos da UFSB, a Coordenação de relacionamento com a agricultura familiar por Rubens Lene do SINTRAF Alcobaça-Caravelas, a Coordenação de Formação por Kladiji Púperi da CEPLAC, a Coordenação do TIES por Tadeu Mageste, a Coordenação de Acesso a Mercado por Elton Santiago da Suzano, a Secretaria por Katiane Rosa da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A rede de assistência técnica – ATER - formada para dar suporte ao plano e apoiar os agricultores na implantação dos maniveiros e das unidades demonstrativas, possui uma coordenação técnica realizada pela Engenheira Agrônoma Jeilly Vivianne, da Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais como uma das contribuições da Suzano S/A ao plano, e possui um sistema de ATER mista – pública e privada. A ATER pública é promovida pela Bahiater/SDR e pelas Secretarias Municipais de Agricultura, e a ATER privada por meio da Suzano com as empresas terceirizadas Polímata, Equilíbrio e Mata Medonha.

Os técnicos passam por capacitações constantes para que possam estar aptos a transmitir informações aos agricultores contribuindo com a profissionalização da cadeia produtiva. A rede de parceiros é um diferencial desse plano, o que tem permitido o alcance de importantes resultados como a constituição do Centro de Referência em Mandiocultura no Extremo Sul da Bahia, onde a formação em Farinheira Sustentável acontece e será o local a ser implantado, no segundo semestre de 2019, uma Unidade de Multiplicação Rápida de Mandioca com a metodologia do RENIVA para produção e distribuição de 60 mil mudas junto aos agricultores dos municípios que integram o plano. Essa Unidade terá o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura, BNB, Suzano, Biofábrica, Cooperativa de Agricultores do Vale do Itaitinga (CAVI) e Associação de Produtores Rurais de Pouso Alegre.

Resultado de imagem para pé de maioca

O PAT Mandiocultura possui inúmeros parceiros: BNB, Suzano, UFSB, Embrapa, Biofábrica, SDR/Bahiater/SETAF, CAR, IFBaiano, CEPLAC, Secretarias de Agricultura dos Municípios integrantes do plano, ADAB, CAVI, Centro de Referência em Mandiocultura, Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais, Equilíbrio Proteção Florestal, SINTRAF Vale do Jucuruçu, SINTRAF Alcobaça/Caravelas, Associações de Produtores Rurais e Colegiado Territorial do Extremo Sul.

A Farinheira Sustentável foi um conceito concebido com a participação de agricultores, apoio da Suzano por meio das consultorias – Polímata, Controller e Agrobiológika, UFSB, Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente de Alcobaça, com apoio do Ministério Público Estadual, e o BNB com agente financiador. Este Programa está em andamento já tendo 3 unidades inauguradas em 2018, formação de 210 agricultores que participaram do curso realizado no Centro de Referência em Mandiocultura na Comunidade de Pouso Alegre, Alcobaça-BA e mais de 50 farinheiras iniciando adequações.

Já recebeu duas premiações estaduais uma no II Simpósio da Agricultura Familiar, durante a 9º. Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, realizada pela SDR em 2018, e como Tecnologia Social conferida pela CEPEX/SDR. Foi aprovado para ser apresentado em Setembro de 2019 na Alemanha na conferência anual interdisciplinar sobre pesquisa em agricultura tropical e subtropical, gestão de recursos naturais e desenvolvimento rural (TROPENTAG), sendo um dos 25 projetos a ser apresentado de um total de 235 projetos inscritos de todo mundo.

Resultado de imagem para pé de maioca

O Território tem valorizado o trabalho realizado e somado esforços para apresentar oportunidades de diversificação aos produtores e, em 2019, serão realizados eventos importantes: em Teixeira de Freitas, o Encontro Territorial da Mandioca durante a ExpoTeixeira, o Festival Gastronômico que terá este ano como tema – Mandioca: a raiz da culinária brasileira, e o Seminário Nacional do RENIVA.

E a coordenação do PAT estará trabalhando a campanha *Mandioca Raiz Mágica* apresentando aos agricultores e ao público em geral diversas possibilidades de produtos e subprodutos feitos com base nesta raiz tão importante para o Brasil e para o Extremo Sul da Bahia.

Resultado de imagem para pé de maioca


Teixeira de Freitas 07 de Agosto de 2019
Atenciosamente;

 Coordenação do Plano de Ação da mandiocultura

Maiores Informações:

(73) 99818-8829 Fabiana

 (73) 99135-7301 Araildes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.