Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de agosto de 2019

Internet muda o perfil dos ouvintes de rádio



ouvinte radio

Ao extender a área de penetração de forma exponencial. Uma rádio FM tem normalmente uma audiência regional, centrada na cidade onde opera e alcançando as que estrão em volta. No caso da Morena FM, por exemplo, sua sede é Itabuna e ela alcança ouvintes em mais 70 cidades.

Isto era o máximo que uma FM podia alcançar antes da internet. Mas tudo mudou a partir dela. A Morena FMtransmitiu online pela primeira vez em 1996, quando a internet comercial ainda engatinhava no Brasil, e era a única do Brasil a fazer isso 24 horas por dia.

Depois passou alguns anos sem transmitir porque queria uma qualidade maior. Na volta, com transmissão 24h por dia em AAC+ (qualidade quase igual à da transmissão local), resgatou ouvintes e ganhou novos. Hoje, pessoas que moram em 97 países ouvem a rádio ao vivo graças à internet.

Os que mais ouvem

Como voce espera, a maior parte da audiência é de outros estados do Brasil. Depois disso, as maiores audiências estão nos EUA, Russia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Ucrania, Espanha, Alemanha, Moçambique e Portugal.

Isso hoje, porque a ordem dos países varia durante o ano. O que não costuma mudar é a presença de EUA e Canada na lista dos 10 países que mais ouvem. No primeiro, porque a Morena FM ficou bem conhecida por lá quando se tornou a primeira das Américas a só usar música digital (1991) e comerciais digitais (1992).

No segundo, por causa de um trabalho de marketing desenvolvido pela emissora junto a sites de lá. Nas últimas 10 semanas, Russia, Emirados e Ucrania se tornaram constantes na lista, mas a rádio ainda não sabe porque aconteceu o aumento de audiência nestes países.

Fuso horário importa

Se aqui na região os horários mais ouvidos são manhã, almoço e noite; na internet a coisa muda. O almoço lidera com 23,6%, seguido de perto pela tarde (22,9%) e noite (22,1%), depois vem manhã (16,2%) e madrugada (15,2%). Isto porque a audiência online está em diversos fusos horários.

Por exemplo, nos EUA, segundo país que mais ouve a Morena FM online, existem 7 fusos (horários) diferentes. O A La Carte que voce ouve das 12h às 14h em Itabuna, é ouvido a partir das 10h em New York, 9h em Chicago, 8h em Denver, 7h em Los Angeles, 6h no Alaska e 5h no Hawaii.

Hoje, com o horário de verão de lá, o mesmo A La Carte é ouvido em Portugal e Inglaterra a partir das 16h, no resto da Europa central às 17h, na Russia e Ucrania às 18h, nos Emirados Árabes às 19h, na Índia às 20h, na China às 23h, no Japão e Australia à meia-noite.

"O desafio nos próximos anos, da Morena FM e das outras rádios do Brasil, será montar uma programação adequada a todos os fusos horários ao mesmo tempo, uma tarefa quase impossível, mas necessária", revela Marcel Leal, criador e presidente da emissora./ aregiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.