![[Celulares pré-pagos devem ser recadastrados até segunda (18)]](https://www.bnews.com.br/fotos/bocao_noticias/251251/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Titulares de linha telefônica
pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e
atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida
faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a
criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular
pré-paga.
A exigência vale para os
moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito
Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o
Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.
Esta é última fase da
campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada
pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto
Cadastro Pré-Pago.
Segundo a agência reguladora,
o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada,
para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas
indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes
pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto,
ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com
pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de
atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como
páginas específicas nos sites e números.
Pessoas que tiverem a linha
pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora
por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço
reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome
completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é
necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também
poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.
Para evitar fraudes, os
usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido
foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada./bnews
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