Para conter o avanço da Covid-19 no município de Itamaraju, no extremo-sul da Bahia, estabelecimentos não essenciais ficarão fechados por 12 dias. A medida começa a valer a partir da meia-noite de quarta (7).
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o decreto com detalhes da medida será publicado nesta terça-feira (6). Na decisão, ficam abertos somente o comércio essencial e estabelecimentos ligados à saúde, como farmácias. Mercados e estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios também podem funcionar, mas com restrições.
"Por que só agora? A
gente trabalha com números. Não podemos manter toda a estrutura do comércio
parado por todo esse tempo, mas quando aumenta o numero de casos, colocando em
risco o sistema de saúde, a gente tomou essa medida pra proteger as pessoas e o
nosso sistema de saúde", explica o prefeito da cidade, Marcelo Angenica.
Segundo o prefeito, tem se observado um aumento nos casos e óbitos pela Covid-19 na cidade e ula alteração na faixa etária mais acometida pela doença.
"Alguns fatores levaram a gente tomar essa decisão. Além do aumento número de casos, estamos vendo uma gravidade maior nas pessoas que estão adoecendo. Outra coisa que fez a gente tomar essa decisão foi a faixa estaria. As pessoas mais jovens, na faixa de 40 e 60 anos, estão sendo mais acometidas. Nos últimos seis dias, a gente teve seis óbitos na cidade, isso nos alertou", disse.
A prefeitura da cidade continua fechada até a próxima segunda-feira (12). O local foi fechado no dia 25 março, após três funcionários testarem positivo para Covid-19.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (5), o município tem 214 casos ativos de Covid-19, e 71 pessoas morreram pro cauda doença./G1 Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário