A Taça Guanabara, conquistada neste sábado após vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, é o terceiro troféu de Rogério Ceni à frente do Flamengo. O técnico, que havia sido campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil, comemorou a conquista, mas já apontou um problema que a equipe precisa melhorar para o decorrer da temporada: a bola aérea defensiva.
O gol do Volta Redonda saiu após cobrança de escanteio no fim do primeiro tempo. É o sexto gol que o Fla sofreu a partir de bola parada nesta temporada. O treinador destacou que nesta noite mandou um time mais alto a campo, mas, mesmo assim não conseguiu impedir a situação.
- A Taça Guanabara tem um significado especial, somos o clube que mais conquistou. Um título importante para comemorarmos hoje e amanhã já voltamos a trabalhar. Hoje foi o time mais alto que colocamos em campo desde que cheguei aqui. Hoje tivemos dois zagueiros de ofício e o Arão. E mais o Pedro que é um jogador com mais de 1,80. Depois tivemos Bruno Henrique, que é outro bom cabeceador.
- Era o time mais alto que colocamos até hoje e infelizmente acabamos sofrendo o gol mesmo assim. Temos que repetir mais treinamentos dessa maneira para que a gente atenue esse tipo de gol. É chato você tomar. Eu acho que é o quarto que tomamos em cinco ou seis jogos que sofremos de bola parada sempre colocando jogadores altos onde a bola cai.
Ceni tem pouco tempo para celebrar sua terceira taça como comandante rubro-negro. Na próxima terça-feira, o Fla já tem pela frente o Unión La Calera, às 19h15, no Maracanã, pela 2ª rodada do Grupo G da Libertadores. Na estreia, o time venceu o Vélez Sarsfield por 3 a 2 fora de casa. O técnico já está de olho no adversário.
- Eu gostei bastante (do Unión La Calera). Assisti ao jogo contra a LDU. Uma equipe que, apesar do gramado sintético, faz com que a bola ganhe muito mais velocidade, é uma equipe que troca muito a bola, com sistema peculiar de jogo. Que nós já observamos e vamos trabalhar amanhã em cima deles. Principalmente depois de amanhã, quando vamos ter a volta da recuperação do Gerson, do próprio Arão, do Gabriel também. Amanhã não dá para trabalhar com todos, mas já vamos em cima do sistema de jogo deles.
- Uma equipe que, para mim, não é surpresa, com investimento grande e que vem bem no campeonato chileno. Jogou melhor que a LDU em casa, no jogo passado. Merecia a vitória. Sofreu o empate no fim, de um cruzamento, eu não acho que tenha sido um chute. Poderia ter definido o jogo antes com uma finalização que bateu na trave e saiu. É uma equipe que eu gostei bastante. Jogadores bem técnicos, rápidos e que tocam bem a bola. Eu acho que é uma equipe que vai trazer dificuldade não só para o Flamengo, mas como já mostrou contra a LDU. E vai trazer dificuldade contra o Vélez. Vai ser uma chave mais equilibrada do que todos imaginavam.
Outras declarações de Ceni:
Importância da Taça Guanabara
- É o primeiro Campeonato Carioca que eu disputo, mas logicamente convivemos entre flamenguistas e sabemos a importância. Era o título que tínhamos para brigar. E foi o título que viemos para conquistar. Tem significado, obviamente, isto não anula o Carioca, que é o fator principal. Mas era o que vínhamos em busca hoje. Conseguimos atingir nossa meta e vamos aguardar o jogo do Fluminense para ver como fecham os confrontos. Importante também destacar uma eventual vantagem em uma semifinal.
Bola aérea defensiva
- Teve uma falta claríssima no primeiro escanteio que originou o segundo escanteio que ele (árbitro) não deu. Mesmo assim, nos preparamos bem, trabalhamos só escanteios defensivos ontem. Infelizmente, mesmo em cima do que trabalhamos sofremos o gol. Faz parte. Temos que continuar repetindo, trabalhando outras vezes. Só a repetição vai fazer com que a gente melhore. Em relação às transições, o Alef foi o jogador que mais puxou contra-ataques. O Renê anulou bem ele. Aliás, o Renê fez um bom jogo, principalmente na marcação. Criou algumas jogadas pelo meio. Mas anulou os jogadores mais rápidos do Volta Redonda.
- Eu acho que o time foi bem. Tivemos o controle do jogo e acabamos desperdiçando algumas chances boas que poderiam ter dado tranquilidade mais cedo, do que ficar até uma última bola sofrendo. Mas algumas transições. Diego quase não foi acionado no jogo. Tivemos sempre próximos do gol adversário. Michael também fez um bom jogo e o foi premiado com o gol. Usou muito o 1 contra 1.O time foi bem para quem jogou com cinco titulares contando com o Diego. O time rendeu bem.
Pedro e Gabigol juntos
- O Pedro e o Gabriel... Eu acho que fizeram um bom jogo. Uma pena nenhum dos dois terem feito gol. Hoje Vitinho e Michael foram premiados com os gols. Talvez (falte) um pouquinho de entrosamento até porque eles jogam pouco juntos. Mas em determinadas circunstâncias, em determinados jogos, sem dúvida nenhuma, os dois podem jogar juntos.
Vitinho e Michael
- Eu fico muito feliz. O Vitinho vem se esforçando muito nos treinamentos. O Michael também. E nem sempre eles têm a oportunidade de jogar. Hoje, fizemos uma análise do que podíamos colocar de melhor fisicamente, para termos um jogo agressivo, forte, de marcação, como é costumeiro do Flamengo. Os dois começaram o jogo e foram contemplados, apesar de termos dois 9 artilheiros no campo. Os dois foram agraciados com seus gols.
- O Vitinho fez um golaço de esquerda de fora da área. Vitinho está acostumado a fazer gols em finais. Acho que o terceiro ou quarto gol no Estadual. É um jogador que finaliza bem de fora da área. Então, é sempre importante você ter dentro do seu grupo jogadores que possam ganhar confiança. Em maio teremos nove jogos e em alguns momentos vamos precisar rodar, colocar times alternativos, mesclar, como foi no dia de hoje. Fico muito feliz tanto pelo Michael quanto pelo Vitinho, que hoje, em tese, com gols, conseguiram decidir a partida.
Elenco
- Me deixou super feliz ver o time. O Renê fez ótima partida hoje e teve poucas oportunidades. O Filipe Luís faz grandes jogos, jogador com bastante rodagem e experiência. Renê, Matheus... estou falando dos que têm jogado menos. Do Michael e do Vitinho, o próprio Pedro que teve lesão e ficou um tempo fora. No jogo na Argentina eu fiquei até com receio. Porque quando começou a temporada ele fez um jogo e se machucou. Mas por risco de lesão. Não quero perder o Pedro de novo por três semanas. Então, devagarinho vamos inserir esses jogadores. Eu acho que o elenco é relativamente pequeno, mas de qualidade, que a gente pode contar. Mostra que podemos com muita gente nesta caminhada que vamos ter.
Willian Arão como volante na terça?
- O Arão é um jogador versátil, que tem talento tanto para a função de primeiro volante quanto para a função de zagueiro. Não temos pressa para definir isso, vamos recuperar os jogadores. Em qualquer das posições que jogar, ele atende às necessidades do Flamengo.
Rodinei
- Pelo que me falaram o Rodinei é jogador do Flamengo, com contrato até 2022. Temos que destacar que ele fez um grande campeonato no Inter. Foi vice-campeão brasileiro, disputou até a rodada final. É um jogador pertencente ao Flamengo e, se for do desejo do clube que o atleta seja reinserido, vamos trabalhar com ele com maior prazer. É uma questão de decisão da direção do Flamengo. Mas ele estando aqui, todos já conhecem o Rodinei. A maioria já trabalhou com ele.
Estrutura do Flamengo
- Focar no time é o principal de qualquer treinador. Sobre estrutura, a estrutura física é muito boa. Quase todos os setores super bem organizados. Não tem muito o que falar. Nós temos os campos que estamos tentando melhorar a cada dia para ficarem mais macios para que os atletas possam se queixar menos do campo um pouquinho duro. Estamos tentando evoluir nesse sentido. Estamos construindo um novo campo, o campo três, está sendo reformado. Mais um campo sintético sendo montado no CT. Com o passar do tempo vamos ter mais uma estrutura para aproveitar. As viagens são tranquilas. Vamos em voos fretados. O Flamengo oferece toda a estrutura do mundo para se trabalhar e ter bons treinos. Mas é muito trabalho que se tem. O pós jogo, o que precisa consertar e melhorar. O jogo futuro. E nesse calendário apertado realmente exige muitas horas de trabalho. Tanto minha quanto do pessoal que trabalha comigo. Mesmo tendo a cozinha toda em ordem, viagens e tudo mais. A estrutura é muito acima da média.
Opções para a zaga
- Honestamente eu sempre falo que o sistema é muito mais importante que os próprios atletas. Temos ótimos jogadores na posição. O Rodrigo Caio fez exame e não constatou lesão. Acho que volta rápido. O Arão vem jogando nessa função. O Bruno e o Gustavo. Hoje o Léo também retornou. Vamos formar a zaga sempre com o que temos de melhor. Mas é necessário ser protegida por todos os outros. Mas uma pena, eu não gosto de tomar gols de bola parada. Geralmente times que eu trabalho fazem mais gols de bola parada. Tudo bem que o Flamengo é um time mais baixo, com muito toque de bola. Mas vamos tentar evoluir, repetir, trabalhar. Trabalhamos muito sistema defensivo ontem e o único gol que saiu foi assim. Mas não dá para desistir. Vamos continuar trabalhando.
Torcida queria ver Gabigol e Pedro juntos
- Era um desejo de todos. Eu
também gosto (de ver os dois juntos). Você ganha um poder de finalização maior.
É diferente, né? Eu botei os dois com mais jogadores de velocidade, de drible.
Principalmente quando joga só o Gabriel, ele joga com dois meias por fora, com
Bruno Henrique por dentro. Quando jogou o Pedro, jogamos com um velocista por
fora por ele ser um jogador de mais referência. Mas nada impede que em
determinados jogos eles atuem juntos. Como nada impede o Arão de jogar de
zagueiro. Enfim, uma série de alternativas. O que não dá é para jogar com 12,
então temos outros bons jogadores. Não consigo colocar os sete (do meio para
frente) juntos. Mas tento dar mais minutos para cada um, distribuir bem, e ver
o que cada jogo pede./globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário