Embora as discussões e votação, tradicional e regimentalmente, se dê ao final do exercício de cada mandato, é comum que em ano eleitoral essas articulações sejam antecipadas ou, pelo menos, especuladas. No caso de Porto Seguro, não é permitida a reeleição para presidente da Casa. A vereadora Ariana Felberg está em dois mandatos consecutivos, mas em legislaturas distintas.
A nossa reportagem conversou com alguns vereadores – que pedem para não ser identificados – e concluiu que a maioria deles aponta o vereador Dilmo Santiago como o próximo presidente, com pelo menos 12 votos já definidos. Outros nomes circulam com pretensão ao cargo de presidente entre os pares, como o do vereador Vanvan do Arraial e Robson Vinhas.
Dilmo retornou ao nosso pedido de contato e argumenta que “é normal que as conversas aconteçam, mas é muito cedo. Se o meu nome é lembrado, fico feliz e agradecido. Isso implica que meus 5 mandatos me trazem uma experiência positiva e que os colegas me respeitam. No entanto, não coloco o carro na frente dos bois”, disse, ponderando que essa é uma decisão de grupo.
O vereador explica que não trabalha isso nos bastidores e se o nome dele for sugerido, ele vai ouvir o chefe do Executivo. “Claro q ue o prefeito Jânio Natal respeita a autonomia e independência do Legislativo, mas eu sou, hoje, o líder do governo na Câmara e para aceitar disputar a presidência, eu vou sim, ouvir o prefeito e o grupo como um todo”, argumentou Santiago.
“Eu não estou em campanha. Agradeço que o meu nome seja lembrado pelos colegas e vou aguardar até o momento certo. Se essa for a vontade deles e o prefeito Jânio Natal compactuar com a decisão de eu deixar a condição de líder do governo, garanto que farei o melhor para contribuir com o avanço da nossa cidade e com a harmonia da Casa onde represento o povo”, disse Dilmo Santiago./Gutemberg Stolze / Imprensananet.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário