Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de junho de 2022

Ministro do STF determina alíquota fixa do ICMS dos combustíveis em todo país

Ministro também quer que Petrobras detalhe política de preços

Em decisão monocrática, o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou alíquota fixa do ICMS dos combustíveis em todo país. A decisão suspende a eficácia do convênio assinado pelo Conselho Nacional de Polícia Fazendária (Confaz) em março deste ano, em que os secretário estaduais de Fazenda estabeleceram alíquota por litro do diesel em R$1,006, mais alta que a praticada na maioria dos Estados. 

O ministro do STF determinou que o Confaz edite uma nova regra sobre o tema. Até lá, o cálculo do ICMS sobre os combustíveis deve levar em conta a média de preços praticados nos últimos 60 meses. Na prática, a alíquota deve ficar menor já que terá como referência um período em que o preço do combustível era mais baixo. 

Informações sobre preços 

O ministro também determinou que a Petrobras explique, em um prazo de cinco dias, quais são os critérios adotados para reajustar os preços dos combustíveis. Bem como, informar sobre a política de preços da empresa, que ajuda os valores de acordo com a cotação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional./BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.