Em decisão monocrática, o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou alíquota fixa do ICMS dos combustíveis em todo país. A decisão suspende a eficácia do convênio assinado pelo Conselho Nacional de Polícia Fazendária (Confaz) em março deste ano, em que os secretário estaduais de Fazenda estabeleceram alíquota por litro do diesel em R$1,006, mais alta que a praticada na maioria dos Estados.
O ministro do STF determinou que o Confaz edite uma nova regra sobre o tema. Até lá, o cálculo do ICMS sobre os combustíveis deve levar em conta a média de preços praticados nos últimos 60 meses. Na prática, a alíquota deve ficar menor já que terá como referência um período em que o preço do combustível era mais baixo.
Informações sobre preços
O ministro também determinou que a Petrobras explique, em um prazo de cinco dias, quais são os critérios adotados para reajustar os preços dos combustíveis. Bem como, informar sobre a política de preços da empresa, que ajuda os valores de acordo com a cotação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional./BNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário