A reconstrução da primeira escola cívico militar de Itanhém, o colégio São Bernardo, foi entregue na manhã desta terça-feira, 09 de agosto. O momento foi marcado por muitas emoções, onde a direção da escola, professores, alunos e funcionários comemoraram junto com representantes da Secretaria Municipal da Educação, gestão municipal e representantes da 44ª CIPM, mais esse grande passo na história do município.
A obra traz um grande avanço estrutural para alunos, professores, demais servidores da educação e para a comunidade, o que fortalece o objetivo da gestão em investir em uma educação de qualidade, que prioriza o bem-estar dos estudantes e dos servidores da educação básica municipal.
A reconstrução contemplou a revitalização dos telhados, reparos na rede hidráulica, elétrica e sanitária, pintura, rampas, adequação de salas e banheiros, reforma da quadra esportiva, construção de refeitório, construção de pátio para estacionamento, cobertura da entrada da unidade até as salas de aula, além da realização de vários outros reparos na estrutura física.
A escola também passa a contar com salas climatizadas.
A reforma faz parte de um projeto da gestão Mildson Medeiros, que já entregou a reconstrução e reforma de sete escolas municipais, e ainda há outras três em vias de finalização, totalizando o número de dez escolas reconstruídas pela sua administração.
O diretor, James S. Costa, iniciou seu discurso citando Rubem Alves, agradeceu aos parceiros e disse que tudo era fruto trabalho em conjunto. “Rubem Alves diz assim: ‘Foi assim que a escola me ajudou: forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios pensamentos’, nesse sentido, espero que, a cada dia, nós possamos deixar que a escola esteja nos ajudando a ser pessoas melhores, esse é o principal objetivo [...] quero fazer uma saudação especial aqui a todos os diretores professores, que passaram por essa escola, que fazem parte da história. Esse grande investimento é fruto do trabalho de parceiros, e que esses parceiros, Secretaria de Educação, prefeito Mildson, CPM, autoridades presentes, comunidade como um todo, possam continuar conosco nessa caminhada. Que Deus abençoe a todos vocês, muito obrigado!”, afirmou James.
Com a voz embargada, a secretária da Educação, Normélia Alquilina, relembrou seus 20 anos como funcionária do São Bernardo e agradeceu a parceria do prefeito e de seus colegas. “Vou respirar fundo para não chorar, pela emoção que eu estou sentindo neste momento. Vivi meus 20 anos de profissão aqui e, hoje, vendo essa escola linda reformada, e com os nossos alunos todos uniformizados, para mim, é motivo de gratidão a Deus.
Hoje, eu posso dizer a vocês que nós temos um colégio realmente modelo CPM, hoje nós temos uma gestão que apoia todas as ações da Secretaria de Educação, que tem um olhar voltado para a educação do nosso município. Mildson tem um olhar diferente para toda a comunidade de Itanhém. Gostaria de agradecer aos meus colegas do Colégio São Bernardo, pois foram vocês que me fizeram estar aqui hoje, vocês todos do Colégio São Bernardo e toda a comunidade escolar”, disse a secretária.
Mildson também se emocionou, agradeceu a Deus e à equipe e relembrou que o município quase perdeu o projeto para transformar o São Bernardo em escola Modelo COM. “Olhar e ver o nosso Colégio como se encontra hoje é dizer: obrigado, meu Deus! Logo quando eu fui eleito, fui convidado a ir lá em Medeiros Neto, no pelotão da polícia. O major Leão, na época, disse: ‘Prefeito, o sistema Militar de Itanhém está se encerrando, porque a gente tinha um contrato e o contrato não foi cumprido como foi determinado, então, infelizmente, o município vai ficar sem o sistema militar’... foi quando eu disse a ele ‘Major, vamos fazer um contrato novo e, o que o senhor rezar no contrato, nós vamos cumprir. Porque nós precisamos desse sistema Militar no nosso município’.
Ele ligou para Salvador e nós conseguimos manter o nosso contrato, manter essa parceria com a polícia militar, para que, hoje, nós estivéssemos aqui, diante desses alunos organizados e uniformizados.
O nosso prédio a estrutura física praticamente mudou toda. Com a benção de Deus, eu fiz um compromisso em cuidar do nosso município, em todos os setores, tanto na educação, saúde e infraestrutura, e é isso que a gente vai tentando fazer”, disse o prefeito, que completou sua fala anunciando mais uma grande obra, que é o asfalto para Ibirajá e Salomão.
“Ontem, no encontro com o governador, nós fomos contemplados, por meio do secretário de obras, Marcus Cavalcanti, o asfaltamento até a comunidade de Salomão, passando por Ibirajá e entrada da Cachoeira dos Catabrigas. Isso são sonhos que a gente sonha e Deus vai abrindo as portas e nós vamos buscar!”, ressaltou Mildson Medeiros.
O vice-prefeito Alex Chaves frisou o papel que o São Bernardo tem para o itanheense e pediu para que os alunos conservassem o novo ambiente. O São Bernardo é uma instituição da vida do itanheense há mais de 30 anos.
A gente vê a escola nova desse jeito, pra gente uma alegria muito grande, e é uma alegria maior a gente vê o papel que a educação traz pra gente. Nós vamos nos tornar pessoas melhores, conseguir sermos cientistas, astronautas, agrônomos, ser o que quiser para a vida, se a gente estiver estudando.
Então, para finalizar, eu queria pedir para os nossos estudantes manter essa escola, pois ela escola é, principalmente, sua.
Ela tá bonita, limpinha, cheirosinha, tá fresquinha, tem ar condicionado em todas as salas, então, sejam bem-vindos ao novíssimo São Bernardo!”.
O Major Wesley Noguchi, comandante da 44ªCIPM, que também é itanheense, cumprimentou o prefeito e reconheceu o trabalho em parceria. “Entrar numa escola dessas e ver as pessoas felizes é extremamente gratificante.
Minha família saiu de Itanhém na década de 80, moramos em Teixeira, Salvador, Ilhéus, Itabuna e retornei para Teixeira de Freitas em 2010.
No ano passado recebi o presente de comandar a 44ª como major, e o presente é que vinha comandar minha cidade natal.
Nós temos que colocar o futuro dessas crianças acima de divergências. Com a animação dessa gente, parabenizamos a prefeitura, a Secretaria da Educação e todos os envolvidos”.
Capitão Flávio Nine, coordenador setorial do MCPM, falou da satisfação em relação ao modelo de colégio da PM sendo implantado no município. “É uma satisfação imensa, não só para a Polícia Militar, mas para todos nós cidadãos brasileiros, quando a gente vê algo, que era uma semente, florescer e dar frutos. Há alguns anos me foi confiada essa missão de multiplicar conhecimentos, junto ao estado e a prefeitura, para que a gente pudesse concretizar uma escola que tivesse munida de educação, mas, também, de disciplina.
Que favorecesse um caminho de construção e sucesso, para todos esses alunos. Hoje eu quero apenas parabenizar e agradecer a Deus, acima de tudo, e por essa oportunidade de estar vivenciando um fruto de um grande trabalho”.
Aproveitando o momento, o prefeito e a secretária de Educação fizeram a entrega do material esportivo, que será usado pela educação física da escola.
A solenidade de reinauguração contou ainda com a presença dos vereadores André Correia, Dias da Academia, Gutemberg Ferreira, Rivelino e Sasdelli Resende, bem como do presidente do Sindicato Rural, Romeu Gazzinelli, dos secretários de Administração, Sady Neto; Desenvolvimento Econômico, Denilton Porto; Turismo, Nem Mendes e Agricultura, Josias Caetano.
Até agora, a gestão Mildson Medeiros já entregou as obras de reconstrução e reforma das escolas Eduprocames, em Ibirajá; Alves de Macêdo, em Batinga, escola da Comunidade Água Fria, escola da Comunidade Surpresa, Rui Santos, Marechal Costa e Silva e São Bernardo, na sede.
Ainda estão em vias de finalização as reformas do Simplício Binas e Nova Brasília na sede e a José Alves de Souza, em Vila São José./aguapretanews
Nenhum comentário:
Postar um comentário