A campanha do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), protocolou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral no sábado 15 contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) . Nela, o ex-capitão solicita a suspensão imediata das contas de Janones nas redes sociais até o fim do 2º turno das eleições pela divulgação de informações falsas e ataques direcionados.
Além da suspensão das contas, a equipe do presidente também solicita a cassação do registro do diploma do parlamentar e a ilegibilidade da chapa formada pelo ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) sob a alegação de que as candidaturas endossam e se beneficiam do compartilhamento de notícias falsas veiculadas pelo deputado.
A ação afirma que Janones vem utilizando suas redes sociais como “uma verdadeira fábrica de fake news” com o objetivo de incentivar o compartilhamento em massa do conteúdo ‘sabidamente falso’. Os advogados do presidente afirmam que a chapa Lula-Alckmin endossa o que classificam como ‘um esforço deliberado com o único objetivo de degradar a candidatura de Jair Bolsonaro”.
“O benefício da chapa petista à Presidência da República encontra-se nos danos à imagem do candidato Jair Bolsonaro, causados pela atuação de André Janones nas redes sociais, enquanto efetiva estratégia da campanha presidencial adversária”, destacam.
Sobre o deputado, os advogados afirmam que ‘derrubar as redes de Janones até o encerramento das eleições significa, verdadeiramente, desarmar um criminoso digital, que atenta contra a democracia, o processo eleitoral, a lisura e a legitimidade das eleições de 202”.
Em nota encaminhada a CNN, a
assessoria de André Janones classificou como “absurda” a iniciativa da campanha
de Bolsonaro e alerta que parte do material anexado pela equipe é falso. “É uma
clara tentativa de censurar a liberdade do deputado”./cartacapital
Nenhum comentário:
Postar um comentário