Depois da matéria sobre a idosa Rosa Maria da Silva, de 78 anos, que a Justiça determinou que a Prefeitura de Itanhém disponibilize transporte para que ela faça uma cirurgia de fratura de fêmur, o secretário da Saúde, Joabe Pires, disse que todo o esforço tem sido feito por parte do município para transportar pacientes para outras cidades.
Segundo o secretário, por se tratar de uma pessoa idosa e de fratura de fêmur, o transporte tem que ser feito numa ambulância apropriada para esse tipo de situação. O secretário disse ainda que o município dispõe de uma ambulância desse tipo, mas que no dia que a vaga surgiu em Salvador, o veículo já havia se deslocado com outro paciente para Vitória, a capital do Espírito Santo.
Joabe Pires explicou que situações desse tipo vem acontecendo no município porque o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, com quem Itanhém tem pactuação para atendimentos de média e alta complexidade, como é o caso de procedimentos ortopédicos, está sobrecarregado. É a pactuação que ajusta os procedimentos para que um município atenda ao outro e o Estado autoriza o repasse do recurso para a cidade que vai prestar o atendimento.
“A gente solicita a vaga, colocando o nome do paciente no sistema e mesmo tendo outros centros de referências, como Eunápolis e Itabuna por perto, a vaga não surge de forma imediata”, disse Joabe.
O secretário acrescentou que, em razão da falta de vagas nesses centros de referências mais próximos, Itanhém tem encaminhado pacientes para cidades como Valença, Vitória da Conquista e até Salvador e que isso demanda recursos e muito tempo.
“Casos como o da senhora Rosa Maria geralmente ficam no sistema entre 15 e 25 dias aguardando a cirurgia, isso é uma deficiência da saúde da região e não de Itanhém, uma vez que o município não é responsável de forma direta por casos de alta complexidade”, completou Joabe, acrescentando que acredita que essa deficiência será solucionada com a construção do Hospital Regional Costa das Baleias, que o governo do Estado está construindo na cidade de Teixeira de Freitas./aguapretanews
Nenhum comentário:
Postar um comentário