Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 17 de março de 2025

Produtores rurais e trabalhadores protestam contra invasões de terras no Sul da Bahia

 


Protesto reúne produtores rurais e trabalhadores do Sul e Extremo Sul da Bahia em busca de soluções para conflitos fundiários 

Um protesto organizado por produtores rurais e trabalhadores da agricultura e pecuária do Sul e Extremo Sul da Bahia está marcado para esta segunda-feira, 17/03, a partir das 6h da manhã, na BR-101, no trevo de Várzea Alegre, em Itamaraju. O movimento, idealizado por um grupo de empreiteiros, surge como um apelo por ajuda diante do crescente desemprego causado por invasões de terras na região. 

De acordo com os organizadores, famílias que dependem da agricultura e da pecuária estão enfrentando dificuldades devido às invasões de propriedades rurais por grupos de indígenas e não indígenas nas cidades de Porto Seguro, Itamaraju e Prado. Apenas no interior de Porto Seguro, nas proximidades do Parque Nacional Monte Pascoal, mais de 10 grandes propriedades foram invadidas. A maioria dessas áreas é dedicada ao cultivo de café, mamão e outras culturas, que empregavam centenas de famílias direta ou indiretamente. Além disso, fazendas de gado também foram ocupadas, deixando vaqueiros e gerentes sem trabalho. 

As famílias que tradicionalmente trabalhavam nas colheitas de café nas fazendas agora invadidas expressam preocupação e pedem urgência na resolução dos pedidos de reintegração de posse. Com a temporada de colheita prestes a começar, muitos temem perder a oportunidade de ganhar uma renda extra. 

Os proprietários das terras invadidas também estão participando do movimento. Em conversa por telefone com a reportagem, um produtor rural destacou: “Organizamos um movimento pacífico para demonstrar a insatisfação com a insegurança jurídica dos produtores rurais da nossa região, que vem registrando sérios problemas com invasões de áreas rurais”. 

O protesto busca chamar a atenção das autoridades para a situação crítica enfrentada pelos produtores e trabalhadores rurais, que pedem medidas urgentes para garantir a segurança jurídica e a retomada das atividades agrícolas na região. 

Convocação para o movimento:

Data: Segunda-feira, 17/03

Horário: A partir das 6h

Local: BR-101, trevo de Várzea Alegre, Itamaraju (BA) 

O movimento é pacífico e visa pressionar por soluções que atendam tanto aos interesses dos produtores quanto à necessidade de diálogo com os grupos envolvidos nas invasões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.