A lista de casos de nepotismo na Prefeitura de Itamaraju continua crescendo. Após denúncias envolvendo os secretários de Administração, Agricultura e Governo, agora o foco recai sobre a Secretaria de Saúde. O titular da pasta, Robel Souza Reis, é acusado de empregar duas filhas Ana Luiza Silva Souza e Ana Beatriz Azevedo Silva na gestão municipal.
As nomeações reforçam as suspeitas de práticas que contrariam a Súmula Vinculante nº 13 do STF, que aponta que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta na gestão pública compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.
Com o novo episódio, quatro secretários do primeiro escalão aparecem envolvidos em denúncias de nepotismo. A repetição desses casos gera críticas de especialistas, que destacam que tais práticas ferem os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade na gestão pública, podendo resultar em anulação de nomeações e até responsabilização por improbidade administrativa.
Até o momento, o prefeito Jorge Almeida (PSDB) não se pronunciou oficialmente sobre as novas denúncias. Moradores e servidores da cidade seguem cobrando mais transparência e o fim do que chamam de “farra dos cargos de família” na Prefeitura de Itamaraju./sigaanoticia
Nenhum comentário:
Postar um comentário