É sabido que o Vale de Saron é uma região da Palestina, um lugar fértil e de abundantes flores em meio ao deserto. No tempo do Rei Salomão ele atribuía analogicamente a Rosa Vermelha, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron, à beleza e perfeição das mulheres do seu reino.
Os frades capuchinhos na pessoa do Frei Dílson Santiago, pároco da grande paróquia de Santos Cosme e Damião, atribuindo esforços missionários na evangelização achou necessário idealizar nessa região uma festa que se valoriza este povo, na época a vila chamava-se “chumbo” - distrito de Itamaraju e obtivesse meios de arrecadar fundos para a missão, criou-se, portanto, com as lideranças paroquiais a 1ª edição da festa da Rainha da Rosa Vermelha no sentido de valorizar as jovens do vilarejo e também de toda região do vale do rio Jucuruçu. Hoje 30 anos depois somos um povo municipalizado e também com sede paroquial própria.
A Rainha da Rosa Vermelha é uma referência simbólica a cidade de Jucuruçu.
Assim a 2ª edição aconteceu com Pe. Aelson Neves no ano de 2008; a 3ª edição no ano de 2009 com os frades da Milícia de Cristo – Pe. Frei Davi e este ano de 2014 estamos na 4ª edição da festa da Rainha da Rosa Vermelha com este mesmo objetivo: arrecadar fundos para as obras missionárias e valorizar as jovens de nossa região.
Atrações: Chapa me e Chinela de Couro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário