O produtor rural Marcos de Martins, de Itabela, está entre os presos da “Operação Catira”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), durante essa última semana em vários estados brasileiros. A quadrilha vinha sendo investigada há seis meses.
Marcos de Martins, que foi detido em sua fazenda, por volta das 7h da última quinta, dia 26 de novembro, é suspeito de integrar a organização criminosa, tendo segundo a PF, participado do roubo de uma carga de café, crime ocorrido no último mês de setembro na BR-101, entre o distrito de Posto da Mata e a cidade de Teixeira de Freitas. Parte da carga foi encontrada em sua fazenda e na ocasião, ele declarou à Polícia Civil que não sabia como o produto tinha ido parar em sua propriedade.
Os 51 mandados de prisão e os 50 de busca e apreensão foram expedidos com base em dois inquéritos policiais que tramitam na justiça de Uberlândia, em Minas Gerais, para onde os presos foram levados.
A operação
As ações da Catira começaram por volta das 6h da quinta-feira (26), com o cumprimento das ordens judiciais de forma simultânea nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Tocantins e Distrito Federal.
As cargas mais visadas eram combustíveis, cervejas, medicamentos e carnes. A escolha por estes produtos acontecia, segundo as investigações, pela facilidade da receptação. Por esta razão, a operação foi batizada de Catira, em referência às palavras troca e escambo, na linguagem popular. O prejuízo é estimado em R$ 30 milhões. As ações criminosas eram conhecidas por serem violentas, onde os motoristas ficavam em cativeiro por vários dias./TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário