Mais uma apreensão em massa de animais equinos e bovinos aconteceu neste último fim de semana, em Itabatã. Foram 20 animais apreendidos em menos de 48 horas. A apreensão foi realizada pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mucuri nos bairros Cidade Nova, Caribe e Triângulo Leal.
Deixar animais equinos e bovinos soltos em vias públicas é uma prática comum por boa parte dos proprietários do município. É tanto que o Prefeito Paulinho delegou ao Chefe de Gabinete Silvinho uma força tarefa para combater este problema. Os secretários foram reunidos e uma ação conjunta com a Eco-101, órgão responsável pela manutenção da BR-101, foi desenvolvida para dar fim ao livre trânsito de animais.
Todos os animais equinos e bovinos que se encontram em vias urbanas públicas, especialmente na BR-101 e BA-698, estão sendo apreendidos pela Vigilância Sanitária e encaminhados a um local afastado do centro urbano, onde estão sendo mantidos e alimentados pela Prefeitura.
O proprietário do animal tem até 72 horas para procurar o Departamento de Vigilância Sanitária, onde terá que apresentar o registro da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) e exame de anemia infecciosa, além de apresentar outras informações. O proprietário pode ser multado.
Dos 20 animais apreendidos neste fim de semana, dez foram devolvidos aos proprietários, que cumpriram as exigências para tal. Os outros 10 foram entregues à Eco-101.
Segundo o Chefe de Gabinete Silvinho, todo este procedimento visa prevenir acidentes e contaminação de pragas e epidemias. “É uma atitude planejada para manter a segurança e a saúde pública”, explicou.
A apreensão de animais está embasada na Lei Municipal n°356 de 13 de junho de 2001, e conta com o aval da Procuradoria Municipal e Ministério Público. É uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Saúde e Gabinete do Prefeito./Flávio Poubel
Nenhum comentário:
Postar um comentário