Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

domingo, 7 de abril de 2019

Internautas caem no golpe da falsa vendas de carros no Teixeira Vendas






Comprar e vender produtos na internet se tornou uma prática comum frente aos avanços tecnológicos, mas já parou para pensar que por trás do anúncio com preço abaixo do mercado, pode ter alguém tentando ganhar dinheiro fácil? O movimentado negócio de compra e venda virtual é hoje o campo mais comum de atuação de estelionatários que se “reinventam” com novos golpes, a cada dia. Na delegacia de Teixeira de Freitas, até a semana passada, pelo menos oitos pessoas já haviam registrado queixas sobre golpes envolvendo a falsa venda de carros, que começam com anúncio pela internet.

De acordo com a polícia, o golpe consiste em publicar anúncios de veículos com preços abaixo do mercado em sites e comunidades virtuais de venda tais como OLX, Bom Negócio, Mercado Livre, Teixeira Vendas e outros que também funcionam como classificados.

Um teixeirense que quase se tornou vítima dos criminosos contou à reportagem da TV Globo, que procurava um carro para comprar, quando o anúncio de um veículo com valor abaixo do mercado chamou sua atenção. Mediante negociação, já no whatsapp, o suspeito disse que o pagamento do veículo podia ser feito por transferência bancária, outra sugestão do suposto vendedor, era o envio do veículo para o test drive, desde que o cliente fizesse
uma caução (pagamento prévio) de R$ 1,5 mil.

Em março, a Polícia Civil de Teixeira de Freitas divulgou uma alerta sobre a execução do golpe. De acordo com a Delegacia Territorial não só na cidade e na região do extremo sul da Bahia, mas em todo o Brasil, muitas pessoas estão sendo vítimas de estelionato por meio da falsa venda de veículos na
internet.

Após a publicação, as próprias vítimas entram em contato com os anunciantes que, com uma prévia negociação por ligações telefônicas ou conversas de WhatsApp, conseguem convencê-las a depositar parte do valor em contas por eles indicadas. Para facilitar o ganho de confiança das vítimas, os estelionatários habilitam linhas telefônicas com o DDD da região do falso anúncio e com dados cadastrais (CPF, nome, filiação) de terceiros (laranjas).

Atualmente, qualquer pessoa consegue habilitar uma linha com o DDD de qualquer região do Brasil, sendo que não necessariamente ela deve estar no local ou ter qualquer vínculo com a região do DDD habilitado. Em Teixeira de Freitas, os estelionatários se passam por vendedores conhecidos de veículos da cidade ou até mesmo informam que trabalham em lojas de referência aqui
localizadas.

Na maioria dos casos registrados na delegacia, a vítima foi convencida pelo estelionatário a depositar um percentual do valor anunciado como forma de fechar o negócio e garantir a compra, além de taxas de transferência e despachante. O principal erro da vítima é fazer esse tipo de pagamento por meio de depósitos e transferências bancárias sem nunca ter visto o carro ou o vendedor presencialmente.

Sendo que essas contas bancárias são de agências de cidade diversa de onde o vendedor diz residir. Sendo assim, o vendedor diz que é de Teixeira de Freitas, utiliza uma linha telefônica com DDD 73 e indica contas bancárias de agências que não estão localizadas na cidade ou mesmo no estado da Bahia.

Algumas medidas podem evitar que o interessado em comprar um veículo anunciado pela internet seja enganado e fique no prejuízo, são elas: 1) Descobrir o número do telefone fixo da loja que o anunciante diz estar vinculado e ligar para confirmar se a empresa realmente possui vínculo com o anunciante e se o veículo anunciado realmente está sendo oferecido pela empresa 2) não pagar qualquer valor antes de conferir fisicamente (presencialmente) as condições do veículo e da documentação; 3) Na hora de fazer qualquer transferência ou depósito bancários o interessado deve observar se a conta bancária está realmente em nome da pessoa que está vendendo o veículo ou da loja que o anunciante diz ser funcionário; 4) observar se agência bancária da conta de destino é realmente a da cidade que o vendedor diz pertencer.

São inúmeros os grupos criminosos que estão atuando dessa forma e, assim como nos casos dos falsos sequestros que já é um golpe mais conhecido da comunidade, os estelionatários estão espalhados por todo o Brasil. A internet veio para facilitar a vida de todos, mas, sem o devido cuidado, pode trazer grandes transtornos e prejuízos financeiros para o cidadão./ sulbahianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.