O Brasil registrou hoje uma média móvel de casos de covid-19 de 15.336, sendo o menor índice desde o dia 20 de maio do ano passado, quando foi de 14.647.
Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de Saúde.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 8.280 diagnósticos positivos da doença. Com isso, o país chegou a 21.005.064.
Entre as 20h de ontem e hoje, o Brasil registrou 256 novas mortes de covid-19 e, assim, acumula 587.138 óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia, em março do ano passado.
Já a média móvel de mortes ficou em 467 — o índice está abaixo de 500 pelo 6º dia seguido. Para chegar neste número é feito o cálculo da média diária de mortes a partir dos dados dos últimos sete dias.
O índice é considerado o mais confiável para analisar o avanço ou regresso da pandemia, uma vez que consegue corrigir as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados, quando os estados trabalham em esquema de plantão.
Três estados não registraram nenhuma morte nas últimas 24 horas: Acre, Amazonas e Sergipe. O Rio de Janeiro não atualizou os dados de casos e mortes devido a um problema no sistema de notificação.
Ao todo, dezessete estados e o Distrito Federal apresentam queda. Quatro registram estabilidade e outros cinco, alta. Esse dado é comparado com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade. Apesar da desaceleração na maioria dos dados, especialistas orientam que a população continue seguindo os protocolos sanitários e o distanciamento social.
Veja a situação por estado e no Distrito Federal Região Sudeste Espírito Santo: queda (-40%) Minas Gerais: queda (-19%) Rio de Janeiro: queda (-25%) São Paulo: queda (-48%) Região Norte Acre: queda (-33%) Amazonas: queda (-65%) Amapá:/UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário