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“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

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sábado, 13 de novembro de 2021

Divergências e Convergências no contexto escolar

O ambiente escolar é extremamente contraditório, carregado de sentimentos e emoções. Por conta disso seus participantes vivem com os nervos à flor da pele e com a pandemia as emoções afloraram ainda mais. Em geral, neste contexto as pessoas focam mais nas divergências, deixando o clima escolar ainda mais tenso e conflituoso, ao invés de focar nos pontos de convergências, ficam estabelecendo entraves entre si e quase sempre a responsabilidade pelo problema é do outro. 

A convivência na escola não é uma tarefa fácil, exige muito equilíbrio emocional e resiliência, pois esta é formada por muitos fatores subjetivos e pessoais onde cada um percebe este clima de acordo com suas necessidades e sentimentos. A garantia de um clima escolar harmonioso, pressupõe relações saudáveis entre todos com papéis bem definidos, para isso penso que a estratégia mais adequada é compreender suas funções e atribuições, sempre buscando os pontos de convergência. Acredito que quando cada membro conhece e reconhece seu papel e do outro na organização é aumentada a probabilidade de uma convivência harmoniosa. 

E como buscar essa convergência? Procurando ser parte da solução e não do problema: se corresponsabilizando, respeitando a individualidade, pois em qualquer relação cada um é responsável por 50%. Portanto, procure ser solidário, colaborando com as atividades dos colegas, valorizando as ações coletivas e acima de tudo aprenda a se colocar no lugar do outro, percebendo que "assim como você" o outro também tem sentimentos e emoções, que se frustra, se magoa e se decepciona. Seja empático, resiliente e coerente! Clique aqui para ver mais 

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