A Câmara de Vereadores de Itanhém, no último dia 13 de março aprovou, por unanimidade, a convocação do secretário Joabe Pires, para falar sobre a saúde do município. O presidente Renato Correia já notificou o secretário, que vai ao Legislativo no dia 10 de abril, durante a reunião ordinária, que inicia às 19h.
Nos últimos meses o secretário vem sendo criticado pela população, em razão da falta de médicos, remédios e materiais no Hospital Municipal e falta de remédios na farmácia popular e no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que tem a responsabilidade de dar assistência à pacientes com sofrimento psíquico ou transtorno mental.
Recentemente, o secretário parou a saúde por dois dias, mandou fechar a secretaria e os postos de saúde e, em um desses dias, logo pela manhã, viajou para a cidade de Ilhéus para jogar bola com amigos, em um evento promovido pela FENABB (Federação Nacional de AABBs).
Atendendo pedidos da população, durante as reuniões, os vereadores têm feito cobrança pela melhoria da saúde. Além disso, André Correia denunciou que Joabe Pires pretende contratar uma empresa para gerir o hospital que, segundo André, só vai gerar mais despesas para o município.
O secretário, por sua vez, já tratou de articular os servidores da saúde, em um grupo de WhatsApp da secretaria, para acompanhá-lo na reunião.
“Estou convocado a participar da reunião da câmara no dia 10/04, conto com o apoio e a presença de todos que puderem”, escreveu Joabe Pires na mensagem, sem o cuidado de dar o valor maiúsculo ao substantivo próprio Câmara.
Espera-se que o secretário vá à Câmara Municipal dar as explicações que tanto os vereadores precisam ouvir, afinal, todos os dias eles são cobrados nas ruas pelo caos que se estabeleceu na saúde de Itanhém. Espera-se também que Joabe Pires, com esse pedido de apoio dos servidores, não queira transformar a reunião do dia 10 de abril em um espetáculo, como já se viu inúmeras vezes durante a gestão de Zulma Pinheiro, quando um secretário dela era convocado para dar explicação ao Legislativo.
E, claro, espera-se ainda que os vereadores se comportem como verdadeiros representantes do povo, defendendo os interesses daqueles que, volta e meia, estão sem médicos e sem remédios e que, definitivamente, os vereadores não se comportem como bajuladores de um secretário que tem demonstrado pouca responsabilidade com a saúde da população pobre de Itanhém./aguapretanews
Nenhum comentário:
Postar um comentário