Sete sindicatos que representam trabalhadores do serviço público estadual, entre eles o Sinpojud, criaram na manhã desta segunda-feira (27.03) uma nova federação para representar os servidores públicos da Bahia, a Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado da Bahia (FESPEBAHIA).
Também participam o Sindsaúde Bahia (Saúde), Sindsefaz (Fazenda), APLB-Sindicato (Educação), Sindpoc (Polícia Civil), Sintest (servidores das universidades) e Sinspeb (servidores penintenciários).
A nova entidade nasce fortalecida pela filiação dos principais sindicatos que reúne mais de 90% dos servidores do Estado. O objetivo é unificar as ações e lutas das categorias para pressionar o governo em torno das reivindicações comuns.
Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), os servidores públicos do Estado precisariam de um reajuste de 53% para recompor os salários ao patamar de janeiro de 2013. Porém, este ano, as entidades não tiveram sinalização do governo estadual quanto a negociação. O mesmo ocorre nas secretarias, que também não estão negociando pautas específicas dos segmentos.
A diretora de Finanças e Convênios, Maria José, falou da importância da criação da Federação. “Há muito tempo que estávamos necessitando de uma entidade que pudesse acolher os anseios de todos nós, servidores públicos do estado da Bahia. Agora estamos juntos, pois juntos somos mais fortes. A federação chegou para nos fortalecer”, disse Zezé.
“Esta iniciativa está de parabéns. É a união que faz a força. Estamos há 08 anos sem reajuste real de nossos salários, precisamos unir forças em prol disso pois é importante para todos. Um sindicato cobrando sozinho não vai conquistar o objetivo que tanto desejamos. Por este motivo, acho propícia a criação desta Federação, assim estaremos juntos na luta pelos nossos direitos”, acrescentou Manuel Suzart, presidente do Sinpojud./sinpojud
Nenhum comentário:
Postar um comentário