Pegar um resfriado pode ser desagradável, uma vez que a infecção desencadeia uma série de sintomas que podem causar incômodo. Mas, afinal, resfriado dá tosse?
Se você tem dúvidas sobre a incidência deste sintoma nas infecções, não sabe como combater a tosse e qual o prazo médio para se livrar dela, não se preocupe.
Preparamos este guia rápido para te orientar e fornecer todas as informações necessárias para te ajudar a passar por este momento de forma tranquila.
Entenda: o que é o resfriado?
Resfriados são infecções virais, geralmente de pequeno porte, concentradas na parte superior do sistema respiratório e potencialmente causadas por mais de 200 tipos de vírus diferentes. O mais comum deles é o Rinovírus, seguido pelo Parainfluenza.
Por ser uma infecção de trato respiratório superior, é comum que, ao longo do período de contaminação, os sintomas estejam ligados ao nariz, boca e garganta.
Após a entrada do vírus causador do resfriado no organismo, o período de incubação tende a ser curto, com sintomas perceptíveis em cerca de dois dias.
O resfriado é contagioso?
A transmissão do resfriado ocorre por meio do contato direto ou indireto com a secreção da pessoa contaminada. Isso significa que, para você ser infectado, o vírus precisa chegar a uma de suas membranas mucosas – o revestimento úmido das narinas, olhos ou boca. Sendo assim, pode ocorrer por meio de:
toque em superfícies
contaminadas, como maçanetas, canetas, talheres etc.
contato com aerossóis
lançados no ambiente pela pessoa contaminada.
Principais sintomas do
resfriado
Os sintomas mais comuns do resfriado são:
Congestão nasal;
Nariz escorrendo;
Garganta arranhada;
Espirros.
Em adultos e crianças mais velhas, a incidência de febre é menor, e, caso surja, com temperaturas consideradas baixas.
Já em crianças menores, a febre é um sintoma recorrente, e geralmente, aparece em em temperaturas entre 37,7ºC a 38,8ºC.
Há, também, outros sintomas, que surgem de acordo com o vírus causador do resfriado. São eles:
Tosse seca;
Diminuição do apetite;
Dor de cabeça;
Dores musculares;
Gotejamento pós-nasal;
Dor de garganta.
Afinal, resfriado dá tosse?
Sim, resfriado dá tosse. O sintoma aparece de acordo com o vírus causador da infecção.
Por que tossimos quando
estamos resfriados?
A tosse é um mecanismo de defesa do corpo. Trata-se de um reflexo involuntário para a expulsão de um corpo estranho ou alérgeno na região da garganta.
No caso do resfriado, a tosse surge quando a garganta está pouco hidratada, o que deixa a região ressecada. Mas também é possível encontrar quadros de tosse provocados por estímulos externos, como inalação de fumaça, poeira ou poluição.
Outras causas de tosse
Embora, em muitos casos, a tosse seja uma consequência de infecções virais como gripes e resfriados, há outros motivos pelos quais o sintoma se desenvolve.
Caso você não esteja enfrentando uma das patologias acima, observe se outros fatores podem ser os responsáveis por ocasionar o surgimento da tosse, tais como:
Clima seco
Uso de tabaco;
Azia (refluxo ácido);
Quadros alérgicos;
Infecções como bronquite;
Presença de muco (o muco
presente na parte de trás do nariz pode escorrer para a garganta, gerando
tosse).
Em casos menos comuns, a tosse pode ocorrer como uma consequência da presença de corpos estranhos, insuficiência cardíaca, embolia pulmonar e até câncer no pulmão.
Quanto tempo dura a tosse de
resfriado?
O quadro mais comum é de apresentação dos sintomas pela pessoa infectada pelo vírus do resfriado por um período de 2 a 4 dias.
Porém, esse prazo varia de acordo com a imunidade do paciente, podendo chegar até 7 dias.
Apesar disso, algumas tosses "secas" podem durar semanas, mesmo após o fim dos demais sintomas do resfriado. Isso ocorre porque a tosse irrita os pulmões, o que leva a mais tosse, o que irrita os pulmões e assim por diante, gerando um ciclo.
Como curar a tosse de
resfriado?
A maioria dos resfriados desaparece em poucos dias. No entanto, há algumas práticas que ajudam a atenuar os sintomas do resfriado, incluindo a tosse.
Beba líquidos;
Eleve a cabeça antes de
dormir para evitar o desconforto noturno;
Faça repouso e isolamento,
permitindo que o corpo se recupere;
Faça nebulização para
umidificar a mucosa da garganta;
Adote uma dieta com
ingredientes cujas propriedades sejam expectorantes (como alho, mel, própolis e
limão);
Utilize medicamentos
específicos, como descongestionantes nasais e anti-inflamatórios.
Lembre-se também de investir na prevenção e adotar uma rotina equilibrada e repleta de fontes de hidratação.
Outro lembrete essencial é sobre a importância de consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento, assegurando, assim, que o tratamento seja compatível com o seu quadro clínico.
Agora que você já sabe que
resfriado dá tosse, que tal continuar aprendendo sobre saúde e bem-estar? Então
não perca os conteúdos do nosso blog jucurunet informações em um clic!
Nenhum comentário:
Postar um comentário