Aparecer

Aparecer

Rosa de Saron se firma como a pizzaria mais querida de Jucuruçu

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Novo aumento do gás de cozinha na Bahia preocupa consumidores: Reajuste começa em fevereiro


O preço do gás de cozinha (GLP) na Bahia sofrerá um reajuste a partir deste sábado (1º). O aumento, anunciado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), pode chegar a R$ 8 por botijão. Este é o primeiro reajuste de 2025 no estado, que vem após um ano de ajustes frequentes. 

Em 2024, os baianos enfrentaram nove aumentos consecutivos no valor do gás, sendo o último deles de R$ 4, que entrou em vigor no dia 2 de dezembro. O novo aumento, portanto, ocorre menos de dois meses após o último reajuste. 

De acordo com a Acelen, responsável pela administração da Refinaria Mataripe (antiga Landulpho Alves), o preço do gás segue uma política de preços vinculada a critérios de mercado. A empresa destacou que as variações estão relacionadas a fatores como o custo do petróleo, o valor do dólar e o frete, que podem impactar os preços de forma tanto positiva quanto negativa. 

A Acelen também frisou que adota uma política de preços transparente, baseada em critérios técnicos e em consonância com as práticas internacionais do setor. No entanto, com a instabilidade nos custos internacionais, a população baiana pode continuar enfrentando ajustes no preço do gás durante o ano. 

O impacto do aumento será sentido principalmente pelas famílias de menor poder aquisitivo, que já enfrentam dificuldades com os preços de alimentos e combustíveis, além de um cenário econômico desafiador./Jucurunet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.