O escritor e médico jucuruçuense Caio Rodrigues dos Santos, conhecido no meio literário como Caio Rossan, tomará posse na Cadeira nº 29 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) no próximo sábado, dia 28 de fevereiro, às 19h30, em solenidade marcada para reunir acadêmicos, autoridades, familiares e convidados no auditório do Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. A eleição do autor representa não apenas o reconhecimento de sua trajetória intelectual, mas também um marco para a representatividade cultural do município de Jucuruçu no cenário literário regional.
Durante a cerimônia, outras
quatro vagas irão ser ocupadas: tomará posse na titularidade da Cadeira nº 09,
o escritor, historiador, letrista e filósofo Nilson da Cruz Fonseca, que vai
ocupar a cadeira que foi do poeta Érico Cavalcante Ledo, cujo patrono é o
engenheiro Oswaldo Cohin Ribeiro da Silva, e a Cadeira nº 21 será efetivada
pelo escritor, cientista social e ativista cultural Jackson dos Reis Novais,
que foi ocupada pelo maestro Orley Silva, cuja patronesse é Godefrida Cornélia
Johanna Maria Trimbos “Profª Suely Trimbos” – dois novos escritores também
tomarão posse como membros correspondentes: Juarez Ferreira Leite e Mirany
Andrade de Oliveira.
A cadeira que será ocupada por Caio Rossan pertenceu ao escritor, advogado e professor pós-doutor Valci Vieira e tem como patrono o jurista Antônio Garcia de Medeiros Netto, destacado intelectual baiano, natural de Alcobaça, com relevante atuação como magistrado, educador e senador da República. Ao assumir a titularidade, o novo acadêmico passa a integrar oficialmente o seleto quadro de membros efetivos da instituição, que tem como patrono maior o poeta Castro Alves.
Natural de Jucuruçu, Caio
Rossan nasceu em 6 de setembro de 1988 e construiu uma sólida formação
acadêmica na área da saúde. Graduado inicialmente em Enfermagem, acumulou
especializações em Gestão, Saúde Coletiva e Saúde da Família, antes de concluir
o curso de Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em 2021 e
o mestrado em 2024 UFSB. Além da atuação como médico, exerceu funções de gestão
na saúde pública e também se destacou como docente no ensino superior.
Paralelamente à carreira médica, consolidou-se como escritor no gênero de ficção criminal. É autor do romance “Marcados”, publicado pela primeira vez em 2020 e finalista do Prêmio Rubem Fonseca de Literatura em 2021, obra que chegou à terceira edição em 2024. Também é coautor de 5 antologias literárias e prepara o lançamento de seu segundo romance, “Ferro e Brasa”, previsto para a 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2026.
A posse do médico e escritor Caio Rodrigues dos Santos “Caio Rossan” como novo imortal da ATL, ocorre em um momento simbólico para a Academia Teixeirense de Letras, que celebra uma década de fundação com uma extensa programação. A chegada do novo confrade reforça o compromisso da instituição com a valorização da produção literária regional e com o incentivo a escritores oriundos do interior, ampliando o alcance da cultura e fortalecendo a memória literária do extremo sul baiano./TN




