Na sessão plenária da Câmara Municipal de Itamaraju, na presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), na manhã desta terça-feira (1º/04), o vereador Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS), levantou um assunto que acabou gerando um grande debate entre os parlamentares. O vereador Léo Lopes, que fez uma visita pessoalmente ao Matadouro Público Municipal, registrou e denunciou a situação caótica que vive atualmente o frigorífico e sugeriu que fosse organizada uma audiência pública com a finalidade de discutir e definir a realização de ações para melhoria efetiva do local.
“A atual situação do matadouro é precária e o poder público tem que tomar medidas urgentes para modificar esse cenário e respeitar as normas ambientais e do Ministério da Saúde. É uma questão de saúde pública. Não dá mais para ficarmos inertes, fiquei perplexo com a realidade que encontroei no local e, portanto, precisamos nos mobilizar e discutir essa problemática com a sociedade e com os vendedores de carne bovina, com o prefeito e seus secretários e com o Ministério Público Estadual, em uma grande audiência pública, com o objetivo de buscarmos melhorias efetivas. Por isso, sugiro que a Mesa Diretora desta Casa trabalhe no sentido de organizar a realização dessa audiência pública para busquemos em conjunto as soluções e melhorias para o matadouro”, discursou o vereador Léo Lopes.
A vereadora Joscélia de Souza, a “Ju” (PT), disse que a unidade precisa primar pela qualidade do serviço e diante da situação que se encontra, não deve ficar, havendo a necessidade de se reunir com a Prefeitura, com funcionários, marchantes e comerciantes para tratarem de assuntos referentes a melhorias e normas funcionais que poderão ser implantadas por todos que diretamente usam as instalações do Matadouro Público Municipal, incluindo nesta pauta a destinação dos resíduos sólidos provenientes do abate de animais.
O vereador Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP), lembrou que o Matadouro Público Municipal de Itamaraju, gera diretamente 25 empregos para famílias do bairro Liberdade e sua melhoria é necessária e mais necessário ainda é criar um selo de segurança para que as inspeções sejam mais rigorosas, inclusive com fiscalizações por técnicos do Ministério da Agricultura.
O vereador Paulo Vitor Moreira Costa (PT), alertou que do jeito que está não pode permanecer e todos deverão se unir para pleitear melhorias nas instalações do Matadouro Municipal, cuja solicitação poderá ser feita ao Estado e ao Município, onde irá beneficiar além dos usuários do matadouro, especialmente a população em geral, podendo ficar a Secretaria de Agricultura, afim de adequar o funcionamento do Matadouro Público Municipal às normas vigentes, encarregada de elaborar um projeto para as reformas que serão apresentadas ao prefeito. “A união de todos é de fundamental importância para o bom funcionamento do Matadouro”, destacou Paulo Victor.
Conforme o vereador Léo Lopes, para adequar o Matadouro Público Municipal de Itamaraju às normas sanitárias e ambientais, outras medidas também terão que ser implementadas pela Prefeitura, como impedir que os resíduos sólidos, provenientes do Matadouro sejam depositados próximos a correntes de águas, principalmente, às margens do Rio Jucuruçu.
Tais resíduos devem ser coletados por agentes de limpeza do município logo após o término dos abates. A prefeitura ainda terá que adquirir um motor para a suspensão dos animais abatidos, revitalizar o fogão industrial, a serra de corte dos animais e a caixa de abates de bovinos. Além de apresentar à Promotoria de Justiça da comarca o cadastramento das pessoas que desenvolvem atividades no local. (Por Athylla Borborema)
Nenhum comentário:
Postar um comentário