Para reverter a tendência de aumento dos casos da doença entre jovens do sexo masculino o Ministério da Saúde vai intensificar as campanhas de prevenção da Aids nas redes sociais e em aplicativos de encontros para celulares. Segundo a Agência Brasil, a informação foi divulgada no último sábado, pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que participou, juntamente com o ministro Arthur Chioro, do Dia D de mobilização contra a dengue e a febre chikungunya, no Rio de Janeiro.
“Temos que agir de forma contundente, principalmente na população de jovens de 15 a 24 anos, do sexo masculino, particularmente os jovens gays, porque entre eles a velocidade de transmissão do HIV [vírus da imunodeficiência humana] é muito maior do que entre a população em geral”, afirmou Barbosa e destacou ainda os motivos da intensificação da campanha para esse público, “São muitas as explicações para esse aumento, mas independentemente das causas, a realidade é que tivemos um aumento de 68% nos casos entre meninos de 15 a 24 anos, enquanto que entre as meninas a redução foi 12% no período de uma década”, destacou Jarbas Barbosa.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os jovens dessa faixa de idade a incidência tem aumentado, passando de 9,6 casos por 100 mil habitantes, em 2004, para 12,7 casos por 100 mil habitantes em 2013. Ao todo, 4.414 novos jovens foram detectados com o vírus em 2013, enquanto em 2004 eram 3.453. Além de alertar os jovens gays para a prática do sexo seguro, com o uso do preservativo, é fundamental ressaltar a importância do teste do HIV, para que o portador assintomático comece a tomar a medicação gratuita, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O tratamento precoce também serve como prevenção, fazendo com que a gente tenha cada vez menos [casos] de pessoas que não sabem que são portadoras do vírus da aids e que, por isso, estão transmitindo para outras pessoas”, disse o secretário. Ao longo de todo o ano de 2015, tanto os testes para detecção, quanto a campanha nas redes sociais serão intensificados em ocasião de festas populares, como o carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário