Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Mucuri: Presidente da Câmara terá que dar explicações ao MP sobre a utilização de documentos falsos em processos licitatórios





O Portal Zero Hora News, vem se notabilizando em investigações sobre procedimentos licitatórios irregulares espalhados nas Câmaras e Prefeituras do Sul da Bahia. O objetivo do portal para com isso é de alertar a sociedade sobre a necessidade de efetuar fiscalização nos recursos públicos  de forma sistemática, antevendo fraudes e garantindo vultosa economia para os cofres municipais.

Cumprindo essa premissa, o Portal Zero Hora News, não só investigar licitações ocorridas em prefeituras, más, também fiscaliza, quem deveria fiscalizar as Prefeituras, pois, porque o exemplo tem que partir dos edis que compõem as Câmara municipais.

Após fiscalização nas contas da Câmara de Mucuri, presidida pelo Vereador José Mendes Fontoura (MDB), o popular Zé do Boi foi constatado uma permanência em fraudes contra o erário público, a Câmara de Mucuri como todos sabem é talvez a que recebe o maior duodécimo do extremo sul. Esse Portal já havia denunciado o edil por contratar por valor superfaturado pessoas para prestarem serviço à câmara, más, aquilo, era somente a ponta do iceberg.

Sendo que nossos repórteres ao analisar as contas da Câmara de Vereadores do ano de 2017 e dos primeiros meses de 2018, constatou existir na Câmara de Mucuri, uma verdadeira sistemática da corrupção, pois, são objetos de irregularidades, de contratos vultosos, até mesmo, contratos de valor tido por pequeno.

Como diria, “os antigos”, “o habito do cachimbo, deixa a boca torta”. Ao analisar a documentação, em especial o processo de dispensa de licitação nº 23/2018 para aquisição de extintor, nossa equipe constatou a utilização de DOCUMENTAÇÃO FALSA, para subsidiar as pesquisas de mercado exigidas por lei.

Supostamente, três empresas efetuaram a pesquisa de mercado, a saber, SUPERFIRE COMÉRCIO DE EXTINTORES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA de Eunápolis/BA, CONFIANÇA EXTINTORES de Feira de Santana/BA, e EXTINTORES EUSERVICE de Teixeira de Freitas/BA.


Diante disso, nossa equipe entrou por diversos meios de contato, com as empresas responsáveis pelas cotações que estão no bojo do processo administrativo. Inicialmente conseguimos contato com a SUPERFIRE que informou que NÃO EFETUOU NENHUM TIPO DE COTAÇÃO DE PREÇO PARA A CÂMARA DE MUCURI. A CONFIANÇA EXTINTORES também informou que não realizou nenhum tipo de cotação e nem tão pouco foi contactada por nenhum servidor da Câmara de Mucuri acerca da necessidade de participar de um processo e emitir uma pesquisa de mercado.

Veja a cotação falsificada da empresa Super Fire.




Não conseguimos contato com a empresa EXTINTORES EUSERVICE.

Veja a cotação falsa da Confiança Extintores.



O empresário enviou para nossa equipe uma parte da pesquisa de preço, original, devidamente timbrado, é gritante a diferença, entre o falso e o verdadeiro.



Independentemente do valor orçado, o que o cidadão mucuriense tem que questionar é o fato de até processos com “baixo valor” serem objetos de fraude. O que cumpre perguntar, e os processos com valores vultosos?

Nossa equipe de reportagem encaminhará representação ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Ministério Público Estadual para que faça a devida apuração dos fatos, e se for o caso, responsabilização dos envolvidos.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o vereador e presidente do legislativo municipal, José Mendes Fontoura (PMDB), o popular Zé do Boi, mas, até o fechamento da matéria não logrou êxito, mas, de qualquer forma, o portal segue aberto para qualquer esclarecimento do edil, se houver./Zero Hora News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.