Em artigo, o diretor de
"Tropa de Elite" e "O Mecanismo", José Padilha, rejeita os
candidatos do PSL e do PT e afirma ver ambos, que têm chances de disputar o
segundo turno, como expoentes de extremos políticos capazes de levar o Brasil
‘para o brejo’.
Leia o artigo na íntegra:
Muito provavelmente as
próximas eleições presidenciais brasileiras serão decididas no segundo turno,
em uma disputa entre Jair Bolsonaro (PSL), um candidato da extrema direita, e
Fernando Haddad, um candidato do PT e da extrema esquerda.
Bolsonaro baseia a sua
campanha nas mesmas ideias tacanhas que balizaram toda a sua carreira política
e em uma suposta guinada intelectual na área econômica. Ao se associar ao
professor Paulo Guedes, doutor pela Universidade de Chicago, Bolsonaro tenta se
apresentar como paladino do liberalismo, de uma linha de pensadores que vai de
Adam Smith a Ludwig von Mises e Friedrich Hayek. De minha parte, nada tenho
contra a aplicação de parte das ideias destes pensadores à economia brasileira.
Acho que o Brasil precisa reduzir o tamanho do Estado, que é caro, ineficiente
e corrupto. Acho isto apesar de não comprar totalmente as teses do liberalismo
austríaco. Todavia, não consigo acreditar que Bolsonaro vá aplicar as teses de
Paulo Guedes à economia brasileira, mesmo que tenha maioria parlamentar para
isso.
Bolsonaro, como quase todos
os militares e como a esquerda brasileira, sempre defendeu políticas
desenvolvimentistas estatizantes, semelhantes às dos militares e às de Dilma
Rousseff e diametralmente oposta às ideias liberais. Políticas estas que nunca
funcionaram no longo prazo e que jogam o país em recorrentes crises econômicas,
mantendo seu índice de crescimento muito abaixo do que poderia ser. Pior ainda,
o conservadorismo de Bolsonaro com relação ao comportamento humano invade
liberdades e direitos individuais básicos, tais como a prerrogativa de cada
pessoa em decidir como lidar com seu próprio corpo tanto no caso das opções
sexuais quanto do aborto. Além disso, Bolsonaro não reconhece, como fazem os liberais,
que os indivíduos precisam ter garantias constitucionais que os defendam de
possíveis violências do aparato repressivo do Estado.
Duas frases resumem
claramente as posições de Bolsonaro: “O erro da ditadura foi torturar e não
matar”; e “Eu seria incapaz de amar um filho homossexual; prefiro que um filho
meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí”. Estas
declarações mostram que Bolsonaro acredita que o Estado deve ter poder sobre as
escolhas básicas e sobre o corpo dos cidadãos. O candidato do PSL é, portanto,
para usar uma expressão comumente aplicada a Donald Trump, eticamente “unfit
for office.”
Haddad, por sua vez,
representa o PT, um partido que traiu os cidadãos brasileiros de forma
vergonhosa. Lula, José Dirceu, Antonio Palocci, Dilma Rousseff e companhia
mentiram descaradamente ao povo brasileiro, apresentando-se como paladinos e
guardiões da ética e da moral, enquanto se associavam ao PMDB e às elites
empresariais monopolistas do país —em particular aos grandes bancos comerciais
e às grandes empreiteiras— e montavam um projeto de poder que não só reproduziu
o mecanismo de corrupção e de expropriação dos cidadãos pela classe política
que existia antes da sua chegada ao poder, como também fortaleceu esse
mecanismo, aumentando-o em escala.
Não é à toa, portanto, que ao
final do quarto governo da dupla PT/PMDB o país esteja falido, e a renda per
capita tenha regredido a níveis anteriores aos do primeiro mandato de Lula. No
frigir dos ovos, o PT atrasou o desenvolvimento do Brasil por 12 anos. Além
disso, o partido de Haddad tem posições a respeito da liberdade individual
quase tão retrógradas quanto as de Bolsonaro. Disse Lula sobre Fidel Castro,
ditador cubano que executou milhares de inocentes para chegar ao poder e que
governou Cuba por mais de 40 anos sem realizar uma única eleição: “Para os
povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres,
especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma
voz de luta e esperança”.
Lula disse isso sabendo que o
governo de Fidel Castro perseguiu homossexuais —exatamente como Bolsonaro
promete que vai perseguir no Brasil. Além disso, são recorrentes os elogios do
líder petista aos venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro. O PT não apenas
abriu as portas dos esquemas de corrupção da Odebrecht para ajudar que eles se
perpetuassem no poder, mas também o próprio Lula gravou mensagens de apoio a
Maduro, recentemente denunciado na ONU por prender, torturar e matar
oposicionistas e jornalistas. Está claro, portanto, que, por representar Lula,
Haddad também é “unfit for office”.
Sobre Haddad, além disso,
pesam ainda acusações diretas de corrupção e de envolvimento no mecanismo que
PT e PMDB operaram por 12 anos. Existem até suspeitas de que Haddad estaria
usando, ainda hoje, caixa dois do Petrolão. (Antonio Palocci afirmou à PF,
segundo fontes da corporação, que os US$ 16 milhões apreendidos com a comitiva
de Teodorin Obiang, filho do ditador da Guiné Equatorial, provavelmente tinham
como destino o caixa dois petista.) A esta altura, você deve estar se
perguntando se eu estou sugerindo que o Brasil vai para o brejo. A resposta é:
sim, é exatamente isto que estou sugerindo. Um dos dois candidatos acima
descritos, ambos eticamente inviáveis, será eleito. E isto equivale a jogar o
país nas trevas.
Além disso, mesmo que se
tornem santos de um dia para o outro, nenhum dos dois conseguirá maioria para
governar. (O que pode até ser uma boa notícia.) Se Haddad for eleito, seu
governo vai ter que trabalhar, necessariamente, para obstruir a Justiça,
revogar a prisão em segunda instância, manter o foro privilegiado e dar cargos
a políticos corruptos. Isto posto, me parece que restam ao Brasil duas tarefas
hercúleas: (1) sobreviver aos próximos quatro anos, não sei como, sem descambar
para uma situação social e econômica catastrófica como a da Venezuela, e (2)
aprender com os erros do passado para não repeti-los no futuro. Que erros foram
esses? Ao meu ver, essencialmente um: face às revelações da Lava Jato, as
forças políticas e os formadores de opinião do país colocaram as suas
preferências ideológicas à frente da ética.
A direita apostou em um
procedimento de impeachment claramente ilegal e arbitrário, pensando que, com
Michel Temer no poder —apesar do seu notório envolvimento com a corrupção
sistêmica— poderia defender seus interesses econômicos. E a esquerda, por
motivos políticos, tentou fingir que Lula, Dirceu e Palocci não eram tão
gângsteres quanto Aécio, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha.
Ao tomarem estas posições,
tanto as forças da direita quanto as da esquerda colocaram em xeque a Lava
Jato, dando margem para que as duas mais importantes cortes do país, o TSE e o
STF (que não me surpreenderiam se tivessem membros ligados a esquemas de
corrupção, tais como a venda de sentenças), manobrassem para sabotar diversas
linhas de investigação da operação que comprometeriam ainda mais políticos do
PT, do PSDB e do PMDB, a eles mesmos, além dos grandes bancos comerciais.
Como consequência direta
disto, o STF aprovou um impeachment absurdo, e o TSE absolveu a chapa de Dilma
e Temer, apesar de esta ter sido comprovadamente eleita com um volume
gigantesco de propina. Ambos deveriam ter sido cassados. Foram estes dois
acontecimentos históricos que, em ultima análise, viabilizaram as candidaturas
de dois políticos claramente comprometidos pela Lava Jato, tais como Haddad e
Alckmin, e que deram asas à candidatura de Bolsonaro.
Isto me leva ao tema deste
artigo. A história da humanidade demonstra claramente que o primeiro passo na
direção da servidão é a opção pela relativização da ética em prol da ideologia.
Mao, Hitler, Stálin, Fidel, Franco e vários outros ditadores que cometeram
massacres chegaram ao poder porque, em algum momento da história de seus
países, parte dos formadores de opinião os apoiou por questões ideológicas
—apesar de saberem de seus desvios éticos.
Dois amigos meus, em
particular, cometeram este erro crasso. Eu não tenho bola de cristal, mas acho
que, se a ética não sobrepujar a ideologia no curto prazo, o Brasil caminha
para uma tragédia sem tamanho.
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