Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Chuvas fortes provocam mortes e prejuízos no sul e extremo sul da Bahia



Chuvas fortes provocam mortes e prejuízos no sul e extremo sul da Bahia

As fortes chuvas que caem na região nesses últimos dias vem provocando prejuízos, deixando desabrigados e até pessoas mortas. Em Coaraci, sul baiano, três jovens morreram após o carro em quem eles estavam ser arrastado pela enxurrada. Os corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (4) e as vítimas foram identificadas como Roniele Silva dos Santos, Josemilton de Jesus Martins e Edvan Oliveira de Carvalho.

Segundo a Polícia Civil, uma quarta pessoa, que não teve a identidade revelada, estava no carro e conseguiu se salvar.

Em Itabuna, a situação também é crítica, segundo a Defesa Civil, onde as chuvas já deixaram 60 famílias desabrigadas ou desalojadas. Deslizamentos de terra, alagamentos e muitos prejuízos foram registrados em pontos diferentes da cidade

Na cidade de Ilhéus, segundo o último levantamento da Defesa Civil, 14 famílias estão desabrigadas e foram alojadas em prédios de escolas públicas. De acordo com Jondre Nere, coordenador municipal da Defesa Civil, o número de desabrigados por aumentar pois está chovendo muito nas cabeceiras dos rios que passam pela cidade.

Em Jucuruçu o rio do mesmo nome invadiu casas da área mais baixa
 Em Jucuruçu o rio do mesmo nome invadiu casas da área mais baixa

No extremo sul as cidades mais castigadas pelas chuvas é Itamaraju e Jucuruçu, onde lojas e casas já foram invadidas pela água. Houve um deslizamento de terra na BR-101 próximo ao trevo da cidade de Itamaraju, mas a pista já foi liberada. Há pontos de alagamentos nos bairros Marotinho, Itatiaia, Beira Rio e São Bernardo.

Em Jucuruçu a água das chuvas invadiu toda a parte baixa da cidade e até duas pontes que dão acesso à cidade, ficaram alagadas. Moradores tiveram suas casas invadidas pela água e o rio Jucuruçu atingiu um nível não visto há vários anos. A rodovia BA-284, mesmo na parte asfaltada, está com trechos praticamente intransitáveis devido aos deslizamentos dos barrancos.

Moradores e comerciante de Jucuruçu tiveram suas casas e lojas invadidas pela água e lama
 Moradores e comerciante de Jucuruçu tiveram suas casas e lojas invadidas pela água e lama

Maior volume de chuvas do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 121 mm de chuva em Itamaraju, entre às 9 horas da segunda-feira (3) e 9 horas desta terça-feira (4). Foi o maior volume de chuva do Brasil no período.


Os municípios de Itamaraju e Jucuruçu devem decretar estado de calamidade ou emergência nos próximos dias./TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.