Se você achou que não ia ter
edição da Coluna Furdunço em 2020, você quase acertou! E o sumiço por aqui não
tem nada a ver com a pandemia, mas isso é assunto para outra conversa.
Hoje falaremos da versão
digital do ‘nunca falou comigo na rua e agora quer meu voto’ a ‘agora me segue
nas redes sociais e quer me convencer a votar nele’. Bom, nunca se viu tantos
políticos utilizando a internet como meio de divulgação de propostas e rotina
de trabalho quanto nos dias atuais.
Nas campanhas políticas essa
interação com os internautas cresce ainda mais e isso tem refletido nos
resultados de eleições importantes nos últimos anos. A internet tem acertado
previsões se sobrepondo a mídia tradicional, vide a eleição do atual presidente
dos Estados Unidos, Donald Trump, (um salve para o Facebook e a Cambridge
Analytica), risos.
O negócio por trás dos
algoritmos em campanhas nacionais encheu os olhos dos também pré-candidatos às
eleições municipais (prefeitos e vereadores). O problema é que nem todos
conseguem elaborar e desenvolver as estratégias de engajamento e aproximação de
seus eleitores da forma correta (precisa de assessoria não, meu primo faz de
graça), aí já sabem né: perfis e perfis no Facebook, live no Instagram um dia
sim ou outro também, e nada nas ruas, (mil likes, tô eleito, eu sou um
‘fenônimo’).
Um verdadeiro horário
eleitoral gratuito versão mídias sociais que continua sendo chato, só que agora
te seguindo ou perseguindo, sei lá!
A verdade é que as
ferramentas digitais funcionam sim, mas não da forma como é feita pelo seu
‘primo’. Até aquela garrafa de café com o biscoito de sal na mesa da live, e
uma parada no hot dog da esquina porque eu sou do povão, foi pensado por um
profissional do marketing, fique esperto aí ô, abraços!
Há! E para saber como eu
consigo que essas coisas irrelevantes que escrevo sejam publicadas, compre meu
curso e seja um ‘escrevedor’ de sucesso! Brincadeira, não há curso nenhum, mas
quem entendeu a referência, entendeu! Fui!
Aqui no Brasil já existem
candidatos que também conseguiram se eleger utilizando principalmente esse meio
para fazer campanha, onde o candidato aproxima-se do seu eleitor, podendo
coletar opiniões e sugestões de maneira mais econômica e eficaz (- então quer
dizer que eu consigo me eleger só sendo popular na internet? Taí,
gostei!)./sulbahianews
Nenhum comentário:
Postar um comentário