A Bahia vai disponibilizar 30 vagas para atender pacientes do Amazonas com Covid-19, com situação menos grave.
A informação foi divulgada pelo governador, Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (14) por meio de uma rede social.
"Acabei de ligar para o governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestando solidariedade em virtude da situação dramática vivida por aquele estado em consequência da pandemia. Além disso, coloquei 30 leitos à disposição dos pacientes amazonenses menos graves vítimas do coronavírus. Para realizar o transporte destes pacientes, o Ministério da Saúde terá que ser acionado pelo Governo do Amazonas", escreveu.
Acredito que trabalho, responsabilidade e solidariedade são palavras de ordem para vencermos esta guerra que já vitimou mais de 200 mil brasileiros. Determinei ao nosso secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que entrasse em contato com o colega de pasta do Amazonas para acertar os detalhes técnicos", concluiu.
Situação no Amazonas
A capital amazonense, Manaus, passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.
Em situação de caos, os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus.
Com o colapso do sistema de saúde, pacientes estão sendo levados a outros estados para receber atendimento médico. São eles: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Segundo o governo do Amazonas, 235 pacientes já haviam sido transferidos até a tarde desta quinta.
Ocupação dos leitos no ES
De acordo com o Painel Covid, plataforma atualizada pelo governo do Espírito Santo para divulgar dados sobre a pandemia, nesta quinta-feira, 510 dos 661 leitos de UTI-Covid estão ocupados. O Estado tem capacidade para ampliar o número de vagas de UTI para 715 leitos./G1 Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário