Neste sábado (20) é celebrado
o Dia de São Sebastião. Padroeiro de Jucuruçu, que o leva no nome, a devoção ao
santo chegou ao Brasil ainda no século XVI. Nesta época, a fama do santo era
grande em Portugal, apontado como o responsável por curas e proteções.
As festas em homenagem a São Sebastião acontecem outras várias cidades do país, que tem São Sebastião como padroeiro. Entre elas estão Suzano e Presidente Prudente, em São Paulo; Boa Vista, em Roraima; e Xapuri, no Acre.
A fé no santo remonta a fundação da cidade.
“O povo jucuruçuense é um povo de espiritualidade. Temos expressões religiosas fortes em que buscamos respeitar e caminhar juntos. Isso faz parte da vivência da fé. Não é um povo frio, mas que expressa a alegria de viver, como no carnaval. Por isso que tem essa beleza”.
“Nós nos preparamos bem, desde a primeira sexta-feira do ano. Nós, os freis, vamos nos preparando, rezando e com um preparo mesmo. É desgastante, exaustivo, mas é muito bom. Os freis vão chegando de outras partes, de outras localidades, quando compomos um grupo para atender nas missas e confissões.
Os religiosos são os guardiões das relíquias da fundação da cidade:
"Quando as pessoas estão doentes, elas fazem promessa para São Sebastião, que ele protege. O fato de a imagem ser dele preso em um tronco cheio de flechas assimila a Oxóssi porque ele é o Deus da caça. A flecha que Oxóssi carrega se chama ofá, a comparação é essa”, completa ele.
História de fé e martírio
Sebastião nasceu na França, em meados do século II. Com a família, ele se mudou para a Itália e passou a integrar a guarda do Império Romano. Convertido à fé cristã, despertou a ira do imperador Diocleciano.
Após afirmar diante do imperador ser temente à Cristo, Sebastião foi amarrado a um tronco e atacado com flechas pelos arqueiros da guarda romana. A cena é a maneira como passou a ser representado.
Dado como morto, Sebastião teve o corpo abandonado no local, mas foi salvo por uma mulher, que foi reconhecida pela Igreja Católica como Santa Irene. Ela percebeu que o jovem estava vivo e cuidou dele.
Recuperado, Sebastião voltou a professar a sua fé e, diante do imperador, novamente reafirmou a própria fé. Diocleciano determinou a execução dele.
Morto a pauladas, Sebastião teve o corpo jogado em uma vala. Atualmente, seus restos mortais estão enterrados na catacumba que leva seu nome, em Roma.
Pedir bênçãos
"São Sebastião, glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males, para que, servindo a Jesus Cristo, alcancemos a graça de participar de vossa glória no Céu. Amém!".
Fortalecer a fé "Ó glorioso São Sebastião, que numa sociedade pagã vos conservastes fiel a Cristo, dando por Ele a vida, alcançai-nos a graça de sempre testemunharemos, no mundo de hoje, por palavras e atos, o nosso amor a Deus. Amém."
Prece a São Sebastião
"Ó, glorioso São Sebastião, que pelo martírio derramastes vosso sangue por causa do Evangelho de Cristo, sede um protetor e intercessor junto a Deus Pai por todos aqueles que sofrem nas prisões. Concedei-lhes a graça do reconhecimento de seus erros para que se proponham a caminhar para a verdade e a libertação. Retira a venda de seus olhos para que, saindo das trevas, vejam a luz verdadeira que é Jesus.
Olhai com carinho para a família desses irmãos para que perseverem na fé de terem
seus familiares soltos e livres dos pecados. São Sebastião, por vossa
intercessão, olhe por todos nós para que nos distanciemos do mal. Amém."
Oração ao Santo:
"São Sebastião, rogai por nós. Ó glorioso mártir São Sebastião, Vós que derramastes Vosso sangue e destes a Vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo. Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer.
Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé.
Para ver mais fotos clica aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário