Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Medeiros Neto se prepara para possíveis fortes alagamento nesta sexta-feira (26). Prefeito fez alerta; ouça áudio



A população da parte baixa de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, se encontra em alerta máximo na manhã desta sexta-feira (26), devido à possibilidade iminente de uma forte enchente. O prefeito Beto Pinto gravou um áudio, divulgado nas redes sociais, alertando os moradores sobre a situação crítica e recomendando a evacuação preventiva. 

A reportagem do Água Preta News tentou entrar em contato com o prefeito para obter mais detalhes, porém, não obteve sucesso até o momento. No entanto, o vereador Ermisvaldo do PT confirmou a veracidade do áudio e reforçou a urgência da situação. Ermisvaldo afirmou que o prefeito está buscando junto ao governo do Estado a construção de uma barragem para evitar futuros alagamentos. 

No áudio, Beto Pinto pede aos moradores da parte baixa da cidade que estejam atentos e, se necessário, se retirem de suas residências. O prefeito destacou que as chuvas recentes em Minas Gerais contribuíram para o aumento do volume d'água, chegando a cobrir a ponte da região conhecida como Fazenda Turmalina, por onde passa o Rio Itanhém. Ele também informou que a enchente deve atingir a cidade a partir das 10h desta sexta-feira. 

Além disso, o prefeito colocou todos os veículos do município à disposição da população para auxiliar na evacuação. Ele está em contato com prefeitos de cidades mineiras localizadas na nascente do Rio Itanhém, que em Medeiros Neto se junta ao Rio Água Fria, causando enchentes que já invadiu centenas de casas. Segundo Beto Pinto, as notícias vindas dessas cidades não são animadoras. 

Diante da possível situação crítica, o prefeito disse que acionou as secretarias de Obras, Educação e Assistência Social. A primeira disponibilizará todos os carros e maquinários necessários, a segunda está preparando escolas e áreas de esportes para receber possíveis desalojados, e a terceira dará assistência às famílias que precisarem deixar suas casas. 

O prefeito, que se encontra em Salvador, disse que já informou ao governo do estado sobre a situação e está retornando ao município ainda nesta manhã. A cidade enfrentou uma situação de alagamentos em dezembro de 2021, quando fortes chuvas deixaram mais de 2 mil pessoas desabrigadas. 

O vereador Ermisvaldo do PT reforçou o alerta do prefeito, pedindo à população que se prepare para um possível alagamento, lembrando os desafios enfrentados, em menor proporção nesta semana, enfatizando a importância da prevenção e evacuação imediata./aguapretanews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.