Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 6 de março de 2014

Bahia recebe mais 69 cubanos no terceiro ciclo do Mais Médicos no estado

Bahia recebe mais 69 cubanos no terceiro ciclo do Mais Médicos no estado
Mais 69 médicos de Cuba devem desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador nesta quinta-feira (6). Eles se juntam aos 160 profissionais que chegaram nesta quarta (5) à Bahia como parte do terceiro ciclo do programa Mais Médicos no estado. 

Nesta fase, serão contempladas cerca de 90 cidades, como Juazeiro, Xique-Xique, Una, Ruy Barbosa, Senhor do Bonfim, Tucano e Brejões. De acordo com o secretário de Saúde, Washington Couto, a cota de profissionais para Salvador no programa já foi atingida, com “mais de 76 médicos” já em atuação na cidade (150 no total ao incluir os oriundos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – Provab). 

A Sesab informou também que os cubanos vão receber algo em torno de R$ 3 mil líquidos. Espera-se que em março, no quarto e último ciclo, a Bahia complete os 1.477 médicos solicitados ao Ministério da Saúde. 

Segundo Couto, já estão em atividade em cidades baianas, 928 médicos intercambistas cubanos, 124 brasileiros e 42 profissionais de outras nacionalidades, a exemplo de argentinos, espanhóis, mexicanos, peruanos, portugueses, entre outros. “Com o final do quarto ciclo, poderemos concluir a demanda pedida pelo estado. 

Salvador já conclui o número pedido, mas ainda há necessidade de mais profissionais”, disse Couto em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, os profissionais devem estar à disposição dos municípios a partir do dia 13 de março. 

O secretário ainda informou que todos os profissionais (o que inclui os que estão em trabalho) passarão por um curso de especialização realizado na Universidade Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus e Itabuna, com duração de um ano. O foco será na atenção básica e no cuidado com crianças, idosos, diabéticos e hipertensos, informou Couto./ Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.