Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Rui dá mais um sinal que quer dormir tranquilo quando vier na memória a Alba


   Rui assina livro de posse sobre os olhares de Marcelo Nilo   

Com o mesmo pensamento do ex-governador Jaques Wagner (PT), de querer deitar no travesseiro toda a noite e dormir tranquilo quando vier na memória a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Rui Costa (PT) voltou nesta quinta-feira (8) a dar sinais de que será tudo como dantes o próximo biênio da Casa de Leis.

A sinalização de que o atual presidente, deputado Marcelo Nilo (PDT), goza da vontade do chefe do Poder Executivo de permanecer no comando da Alba já tinha sido dada na posse, no último dia 1º de janeiro, quando Rui Costa foi questionado durante entrevista coletiva se era a favor ou contra a permanência, por dez anos ininterruptos, de um único homem na presidência do Poder Legislativo, longevidade jamais vista na história política baiana. O último político que chegou a seis anos inteiros na presidência do Legislativo foi ainda na República Velha.

Apesar de afirmar ter a mesma opinião do padrinho político, o novo governador deu pistas: “É importante, no caso do Legislativo, o rodízio entre os pares e o presidente Marcelo Nilo me disse que vai aprovar isso para já funcionar na Assembleia Legislativa”, afirmou o petista na Alba.

Se Nilo garantiu ao líder baiano que ele mesmo vai colocar em votação a reeleição, só poderá fazer sentado na cadeira de presidente pela quinta vez consecutiva.

Logo depois, no mesmo dia durante cerimônia na área externa da Governadoria, com a presença de Wagner, Marcelo Nilo, ao ser convidado para compor o grupo, chegou com cara de poucos amigos, quebrou o protocolo e não cumprimentou o novo governador, que tratou logo de desfazer o mal entendido. “Quero manifestar que ao longo de oito anos pude conviver com você, Marcelo, ajudando o governador Jaques Wagner na Assembleia Legislativa. (...) Você foi um parceiro. E nessa caminhada, acima de tudo, foi quando você nos ajudou muito. O resultado da Babesp sufocou e naufragou definitivamente o Ibope na Bahia. Muito obrigado Marcelo e espero que possamos nutrir mais ainda a nossa amizade”, tranquilizou Rui, após informar a Nilo que a "polêmica" partiu da imprensa e não dele.

Nesta quinta-feira (8), Rui Costa, durante evento em Nova Redenção, demonstrou mais uma vez, quando discursava e contava com a presença de Nilo na mesa, que o pedetista era um "companheiro e parceiro valoroso que segue para o quinto mandato consecutivo”. A afirmação de Rui não passou despercebida pelos ouvidos atentos dos repórteres que acompanharam a comitiva do governador à Chapada Diamantina.

Sem o apoio de Rui Costa, dificilmente a candidatura do líder do PT na Alba, Rosemberg Pinto, que garante disputar até o fim o pleito, decolará. Inteligentemente, Nilo criou a 4ª vice-presidência para abrigar o petista, que já mandou avisar que vice-presidências e Secretarias da Mesa Diretora não servem para nada, já que todas são controladas pelo chefe do Legislativo.

Até o deputado pastor Sargento Isidorio (PSC) desistiu da disputa. Há semanas, disse que só sairia se Rui Costa pedisse, e foi o que deve ter acontecido. A menos de 30 dias para o retorno das atividades parlamentares e realização do pleito, resta saber se o governador também pedirá a Rosemberg que desista e permita a Marcelo Nilo ser imortalizado, à unanimidade incluindo a Oposição, como o político que mais tempo presidiu a Assembleia Legislativa da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.