Fim da reeleição tem apoio de socialistas em reunião da Reforma Política
Só sei que de dois em dois anos, a cada nova eleição, as esperanças dos brasileiros se renovam, mas a decepção chega a galope. Quer um exemplo? Não estamos ainda na conclusão do primeiro semestre e já sofremos a decepção e o impacto de uma Câmara composta pelos Deputados mais conservadores da última década.
Claro, até aqui nenhuma novidade, desde que a burguesia emergente assumiu o poder político (no século XVII na Inglaterra e no século XVIII na França) sempre foi assim a composição dos Parlamentos, que são um retrato da sociedade e, acima de tudo, da forma de pensar a sociedade.
Esse é um fenômeno mundial, mas aqui tudo funciona de forma diferente. Aqui os caciques manobram tudo dentro dos partidos, inclusive as milionárias receitas que os financiadores das campanhas oferecem. São partidos viciados, compostos de políticos profissionais, que lutam somente pelo poder.
Grande parte dos brasileiros está cansada de tudo isso. A questão é como transformar essa insatisfação em mudanças concretas. Ir pras ruas, somente, com palavras de ordem vazias e sem um projeto de unidade nacional já foi provado que não dá certo. Será preciso reinventar uma unidade, porque com o cenário atual não tá fácil pra ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário