Todas as crianças, da faixa etária de risco, atendidas e diagnosticadas nas Unidades de Saúde de Teixeira de Freitas, com quadro gripal, serão medicadas com antiviral contra o Influenza (H1N1). A decisão foi tomada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira, 22 de abril, durante visita da superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia, doutora Ita de Cácia Aguiar Cunha que, atendendo ao convite do prefeito, João Bosco, se reuniu com profissionais de saúde na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).
A ação é uma resposta imediata a confirmação de dois casos de infecção por H1N1 no município. "Será dado tratamento específico para a síndrome H1N1 sempre que o médico julgar necessário. O medicamento estará disponível em todas as Unidades de Saúde, incluindo as Unidades Básicas”, explicou o secretário de saúde, Eujácio Dantas.
Além disso, o município conseguiu antecipar a liberação do 2º lote de vacinas, referente a 40% da remessa, antecipando a imunização da população de risco.
A superintendente, doutora Ita de Cácia, destaca que é indispensável vacinar crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 60 anos e também indivíduos considerados imunodeprimidos- pessoas com fraca defesa imunológica, gestantes, puérperas, nutrizes (lactantes), cardiopatas. Quem tomou a vacina em anos anteriores precisa repetir a dose.
Prevenir é o melhor
Todos devem se prevenir. Para deixar longe o H1N1, lave as mãos, desinfete com álcool gel, evite lugares fechados e aglomeração de pessoas. Em casos de febre súbita, procure imediatamente o Posto de Saúde mais próximo de casa. Crianças com sintomas de gripe não devem ir à escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário