Lançamento de campanha da
FEMAMA acontece em 27 de setembro, durante o 4º Congresso Brasileiro Todos
Juntos Contra o Câncer
Em sua décima edição, a
campanha nacional Outubro Rosa visa conscientizar pacientes com câncer, bem
como seus familiares, amigos e colegas sobre a importância de munir-se de
informação e participar ativamente da tomada de decisões no enfrentamento da
doença.
Sob o mote
“#PacientesNoControle – Atitude Exige Coragem”, a ação da Federação Brasileira
de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) chama a atenção
também para a necessidade de conhecer os direitos que garantem acesso ao
diagnóstico e tratamento.
Cerca de 960 mil novos casos
de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2017, de acordo com o INCA. Destes,
aproximadamente 60 mil novos casos são de câncer de mama. Hoje milhares de
pacientes e suas famílias, amigos, colegas convivem com a doença.
De acordo com a organização
European Patients Forum, empoderar as pessoas que lutam contra o câncer promove
o desenvolvimento e a implantação de políticas, estratégias e serviços de
saúde, direcionados a capacita-las para envolverem-se na gestão de sua
condição.
“Essa abordagem amplia o
pensamento crítico, analítico e autônomo do paciente, estimulando que participe
das decisões referentes ao seu diagnóstico e tratamento. Além disso, oferece
condições para reivindicar uma assistência em saúde efetiva, que atenda
plenamente suas necessidades. A informação é uma ferramenta para assumir o
controle”, afirma a Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA,
instituição que trouxe, em 2008, o Outubro Rosa de forma organizada ao Brasil.
A iniciativa estende-se a
todos que convivem com os pacientes, uma vez que um diagnóstico de câncer pode
afetar o relacionamento social, familiar e profissional. “O dia a dia com a
doença traz diversos desafios. Por isso é importante que os envolvidos sejam
protagonistas nessa jornada, cientes de todas as possibilidades e capazes de
reconhecer quando algo lhes é negligenciado”, reforça a especialista.
A campanha contará com
hotsite, quizz, vídeo, mobilização online, conteúdo para mídias sociais e
materiais gráficos. Para participar, visite www.pacientesnocontrole.org.br a
partir de 26 de setembro.
Lançamento Oficial
O grande lançamento da
campanha Outubro Rosa acontecerá durante o 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos
Contra o Câncer, no dia 27 de setembro. Em painel dividido em cinco palestras,
abordará o empoderamento de pacientes na rotina médica, bem como a busca pelo
diagnóstico e pelo tratamento.
“Quando se recebe o
diagnóstico de câncer, é normal sentir medo, mas preciso coragem para
enfrentá-lo ativamente. Incentivar pacientes com câncer a conversar com a
equipe médica, aproximar-se de instituições de apoio e conhecer os seus
direitos são os objetivos da campanha #PacientesNoControle idealizada pela
FEMAMA. Convidamos a todos para participarem do painel e conhecerem essa
realidade possível por meio do olhar de especialistas no assunto”, diz a Dra.
Maira.
Além da Dra. Maira Caleffi,
também estarão presentes: Patrícia Taddeo, fisioterapeuta da Universidade
Estadual do Ceará; Lucy Bonazzi, psico-oncologista do Hospital Moinhos de
Vento; Jô Nunes, presidente de honra e fundadora da Associação Brasileira de
Síndrome de Williams; e Márcia Fernandes, paciente e embaixadora do Instituto
da Mama do Rio Grande do Sul.
A Federação estará presente
durante todo o TJCC com um estande – nele, haverá oficina de turbante, oficina
de chaveiro (Chaveiro do Bem) e um Flash Mob.
Mobilize-se
Dentre as ações organizadas
pela FEMAMA para o mês de outubro integrantes da campanha #PacientesNoControle está uma mobilização
online solicitando que projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados
relativos ao acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer tornem-se direitos
efetivos para milhares de pacientes oncológicos no país.
Alguns dos projetos
tramitam há anos sem desfecho. Neste pacote está um PL que determina a
realização do diagnóstico em até 30 dias no Sistema Único de Saúde, prazo que
consiste no período entre a suspeita do câncer até sua confirmação em biópsia.
“Quando identificado cedo, as chances de cura do câncer de mama podem chegar a
95%; porém, atualmente não há nenhuma regulamentação neste sentido”, conta a
presidente voluntária da FEMAMA.
Também consta projeto de lei
a respeito da inclusão de testes que apontem mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 no
SUS, capazes de avaliar a predisposição ao câncer de mama em mulheres com alto
risco para a doença, permitindo medidas preventivas. Hoje, esses exames estão
disponíveis somente na rede privada e o acesso a eles ainda ocorre de forma
limitada.
Além da mobilização online,
ONGs associadas à FEMAMA em todo o país farão caminhadas em suas cidades para
conscientizar e mobilizar para o câncer de mama. As caminhadas devem se
concentrar principalmente no dia 29 de outubro, repercutindo a campanha
#PacientesNoControle em diversas regiões do Brasil. Em breve a agenda de
caminhadas será divulgada.
Conheça as ações dos
parceiros:
Além da campanha
#PacientesNoControle, que conta com o investimento social de Condor, Merck,
Novartis e Roche, a FEMAMA realiza parceria especiais com diversas empresas
durante o Outubro Rosa para levar a mensagem da conscientização para o câncer
de mama adiante.
Anna Pegova
A empresa de cosméticos Anna
Pegova doará à Femama parte do valor obtido com as vendas do produto Crème
Anti-Âge Pluri Active realizadas em outubro.
Azul
As Vitoriosas, mulheres que
venceram o câncer de mama, estarão presentes em aviões da companhia em dias
específicos, falando com passageiros sobre a doença. A Azul fará ainda uma
doação de passagens aéreas para a FEMAMA, para que seja realizado evento de
capacitação de ONGs associadas e fortalecimento da rede. FEMAMA e Azul ainda preparam
um projeto de voluntariado que permitirá que funcionários da companhia realizem
ações voluntárias junto à ONGs da rede FEMAMA em diversos estados.
Condor
A Condor desenvolveu
embalagens de produtos de beleza, higiene e limpeza alinhadas à campanha
#PacientesNoControle e doará parte do valor arrecadado com esses produtos à
FEMAMA.
São escova e pente para
cabelos, vassoura e kits (escola dental + fio dental + estojo). Além disso, a
marca realizará a ação Like do Bem, que associa curtidas no Facebook a um valor
adicional a ser revertido à Federação. Quanto mais likes a ação receber, maior
será o valor doado à FEMAMA
.
Constance
A marca de calçados Constance
doará à FEMAMA parte do valor arrecadado com a venda de chinelos selecionados.
Eno Cultura
A empresa de cursos,
palestras e consultorias especializada em vinhos realizará o curso especial
Outubro Rosé em São Paulo, masterclass sobre vinhos rosé para celebrar o
Outubro Rosa. Toda a renda arrecadad com inscrições será doada à FEMAMA.
Pandora
A marca de joias Pandora
vendará produtos na cor rosa em apoio à causa e efetuará uma doação à FEMAMA.
Riclan
A Riclan, empresa do segmento
alimentício, detentora de marcas de balas Freegells e chicletes Buzzy, entre
outras, doará à FEMAMA 1% do faturamento da venda de seus produtos.
Sobre a FEMAMA
A FEMAMA (Federação
Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) é uma
entidade sem fins econômicos que concentra uma rede de 70 instituições ligadas
à saúde da mama, presentes em 19 estados brasileiros e Distrito Federal,
representando mais de 1 milhão de cidadãos.
A instituição atua na articulação
de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas
públicas de atenção à saúde da mama.
Eleita membro titular do
Conselho Nacional de Saúde (CNS), a FEMAMA tem direito a voto nas pautas
propostas pelo CNS que, posteriormente, se convertem em recomendações para o
Ministro da Saúde na condução e formulação de políticas públicas.
A FEMAMA foi a primeira
instituição a trazer o Outubro Rosa de forma organizada para o Brasil, em 2008,
com ações em diversas cidades do país, em parceria com ONGs associadas.
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