A população de Porto Seguro ganhou, nesta quinta-feira (17), o Hospital de Referência Covid-19 Arraial d’Ajuda, o primeiro na região destinado a pacientes com coronavírus construído com recursos municipais.
Com sete leitos de suporte ventilatório, um leito de estabilização e oito de enfermaria, a unidade conta com estrutura de ponta e funcionará 24 horas, por meio do sistema de regulação.
Presente no evento de inauguração, realizado no fim da tarde, o prefeito Jânio Natal (PL) falou sobre os motivos que levaram à escolha do distrito de Arraial d’Ajuda como sede da nova unidade de saúde.
“Na verdade, assumimos aqui
um posto de saúde que estava parado há mais de 10 anos, já abandonado e
praticamente todo destruído. Já tinha espaço, então a gente aproveitou este
espaço e reconstruiu este hospital com dignidade para a população”, pontuou
Jânio.
A secretária municipal de Saúde, Raíssa Soares, orienta que não se trata de uma unidade de atendimento de porta aberta, pois o atendimento segue um protocolo de regulação.
“Então, quem tiver com quadro suspeito de Covid deve procurar uma UPA. Se for identificada a necessidade de internação, vai ser feito o encaminhamento via regulação para confirmar que nós temos vagas disponíveis. Então, o paciente vai ser transferido de ambulância para a unidade. Não atendemos demanda espontânea, somente demanda encaminhada. Nós temos leitos com capacidade de suporte ventilatório e, em caso de o paciente evoluir com forma crítica, daqui ele é transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva”, afirmou Raíssa.
O prefeito Jânio Natal explicou por que a decisão de construir, com recursos municipais, um hospital para pacientes com Covid, em vez de solicitar à Secretaria de Saúde da Bahia a instalação de um hospital de campanha, com recursos do Estado, para aumentar o número de leitos no município.
“Primeiro, porque a gente não podia esperar. O tempo é curto e a gente precisava e precisa salvar vidas. E a maneira mais fácil, prática e rápida que eu encontrei foi construir com recursos próprios este hospital que vai funcionar 24 horas para proteger a saúde das famílias de Porto Seguro”, disse o prefeito.
A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistente social e psicólogos. Também serão oferecidos exames laboratoriais e de imagem.
A instituição será gerida pela Associação Saúde em Movimento (ASM). O atendimento será referenciado através da Regulação Municipal.
Por fim, Jânio Natal falou
qual destinação será dada ao hospital quando (e se) acabar a pandemia do novo
coronavírus. “Vai se transformar em um hospital com salas de cirurgias,
inclusive para maternidade”, frisa.
Atendimento segue um protocolo de regulação. |
Também foram entregues três
ambulâncias que darão suporte à saúde do município, em especial aos
atendimentos do Hospital de Referência Covid-19./radar64
Nenhum comentário:
Postar um comentário