Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A Paróquia São Sebastião – Jucuruçu na pessoa do padre Manoel convida todos para missa DA IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

VOCÊ SABE QUAL O SIGNIFICADO DA IMPOSIÇÃO DAS CINZAS?

Durante a celebração os fiéis recebem as “cinzas”, como sinal de penitência e compromisso com a conversão. “Este Tempo Quaresmal vem estimular a conversão e a mudança de vida. É uma oportunidade para fazer uma avaliação da vida, da intimidade com Jesus. Reconhecer como pecadores e que, mesmo assim, Deus nos ama. É o momento de se fazer o esforço para não criticarmos o nosso próximo, não cometer calúnias contra o nosso semelhante e trabalhar na construção do Grande Reino”,.

As cinzas utilizadas neste rito provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A elas, mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Receber as Cinzas sobre a cabeça faz com que o cristão católico lembre de sua condição humana, frágil, transitória e exposta a falhas e retrocessos. 

Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne. 

Posso lavar a cabeça após receber as Cinzas? 

Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Este é um sinal que recorda que “do pó viemos e para o pó retornaremos”, por isso devemos ter uma atitude de simplicidade. É necessário ser uma terra fértil, deixando que o grande agricultor, que é Deus, possa trabalhar os corações. Depois pode lavar a cabeça e guardar no nosso coração esse sentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.