HIPERTENSÃO ARTERIAL, SUA PREVALÊNCIA E IMPACTO SOCIAL.
A hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo. Esta condição pode causar derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, danos renais e muitos outros problemas de saúde.
Embora a idade avançada e a genética possam aumentar o risco de hipertensão, fatores modificáveis como uma dieta rica em sal, falta de atividade física ou consumo excessivo de álcool, também podem impactar.
Mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta mais saudável, parar de fumar e ser mais ativo, podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Algumas pessoas podem precisar de medicamentos para controlar a hipertensão de forma eficaz e evitar complicações relacionadas.
A eficácia do tratamento da hipertensão depende da boa relação médico paciente, onde o paciente tem um papel de destaque, pois, as principais ações dependem da adesão ao tratamento: o uso correto das medicações (medicamento correto, horário correto, constância…), uma dieta equilibrada (com redução do consumo do sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, redução do café preto entre outros), prática de exercícios físicos (caminhada, andar de bicicleta, academia…), redução do estresse, repouso, ter pratica espiritual (como proposto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia).
O acompanhamento médico pode ser feito com o médico da UBS, e com o cardiologista. Sabemos como é difícil o acesso ao especialista em nossa região, muitas vezes os pacientes recorrem a Itamaraju e Teixeira de Freitas o que inviabiliza muitas vezes a procura. Pensando nisto, a Clínica Santiago em parceria com o médico Dr. Flávio Figueiredo (filho de Jucuruçu), iniciará os atendimentos na especialidade de Cardiologia, com realização de Eletrocardiograma, Ecocardiograma Transtoracico com Doppler e Risco Cirúrgico, sexta, feira, dia 3 .
Caso tenha a necessidade do atendimento do especialista, entrar em contato com o numero 73982194821 e agende sua consulta ou procedimento.
Dr. Flávio Figueiredo,
o médico de seu coração.
CRM 30703
Nenhum comentário:
Postar um comentário