Aparecer

Aparecer

JUCURUNET

Siga-nos no instagram

terça-feira, 18 de junho de 2024

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Porto Seguro

 



A Justiça Eleitoral de Porto Seguro, através da 122ª Zona Eleitoral, suspendeu nesta terça-feira (18) a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda e pela GA2 Agência de Publicidade e Marketing Direto Ltda. A decisão atende a uma representação ajuizada pela Comissão Provisória do Partido Republicanos de Porto Seguro, que alegou irregularidades no levantamento. 

PEDIDO DE LIMINAR 

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável ao pedido de liminar, considerando que a concessão da medida visa prevenir danos irreparáveis ou de difícil reparação até a efetiva prestação jurisdicional. Segundo a decisão do juiz eleitoral Rodrigo Duarte Bonatti, a pesquisa pode ser divulgada desde que atenda às exigências da Lei Eleitoral, incluindo informações sobre plano amostral, ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico, área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro. 

A Comissão Provisória do Partido Republicanos de Porto Seguro argumentou que a pesquisa contraria dispositivos legais, o que levou o Ministério Público Eleitoral a recomendar a suspensão dos resultados da pesquisa cadastrada sob o nº BA-04126/2024 até que os pontos questionados sejam esclarecidos. A decisão destaca a necessidade de cuidado na divulgação de pesquisas eleitorais, especialmente quando o contraditório não foi completamente instaurado e uma das partes ainda não apresentou defesa. 

MULTA E PRAZO PARA DEFESA 

A liminar concedida pelo juiz Bonatti proíbe a divulgação da pesquisa mencionada, sob pena de multa no valor de R$ 53.205,00 em caso de descumprimento. A 2ª representada foi notificada do conteúdo da petição e tem prazo legal para oferecer ampla defesa, incluindo a apresentação de documentos e rol de testemunhas./Radar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.