Casos de covid-19 aumentam na Bahia e assustam população
Os casos de covid-19 voltaram a subir na Bahia, gerando preocupação entre a população e as autoridades de saúde. De acordo com o último boletim epidemiológico, o estado registrou um aumento de 30% no número de infecções nas últimas duas semanas, com maior concentração em Salvador e região metropolitana. Especialistas atribuem o crescimento à circulação de novas subvariantes da ômicron, mais transmissíveis, e à queda na adesão às medidas preventivas, como o uso de máscaras e a vacinação de reforço.
Hospitais públicos e privados já relatam um aumento na procura por atendimento, especialmente por pacientes idosos e com comorbidades. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) reforçou a importância de completar o esquema vacinal e retomar cuidados básicos, como higienização das mãos e distanciamento social em locais fechados. Apesar do cenário, não há indicação de retorno de restrições mais rígidas, como lockdowns.
A população demonstra apreensão com a possível repetição dos cenários críticos vividos em 2020 e 2021. "Estamos vendo muitas pessoas gripadas, e isso assusta", relatou Maria Silva, moradora de Salvador. Enquanto isso, a Sesab monitora a situação e avalia a necessidade de ampliar a campanha de vacinação para conter a disseminação do vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário