Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 25 de maio de 2019

Governador e ministra da Agricultura dão início à colheita do café Conilon no ES



Governador e ministra da Agricultura dão início à colheita do café Conilon no ES


O governador Renato Casagrande, junto com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participaram, nesta sexta-feira (24), do 12º Marco do Início da Colheita do Café, no município de Águia Branca, na região noroeste do Espírito Santo. A solenidade reuniu autoridades, lideranças políticas, produtores rurais e pessoas associadas ao agronegócio do setor. O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país e o primeiro de café Conilon.

Em seu pronunciamento, Casagrande agradeceu a vinda da ministra e destacou a importância da cafeicultura na economia capixaba. “É uma alegria receber a ministra Tereza Cristina, que foi nossa colega em Brasília. Estar aqui com as nossas bancadas federal e estadual, com nossa equipe de governo recebendo a ministra é uma grande oportunidade de mostrar o que a gente faz de melhor. Temos uma agricultura formada por pequenas propriedades, que têm uma alta produtividade e sustenta na época da colheita cerca de 400 mil pessoas. Essa é uma oportunidade de a ministra conhecer um pouco mais das potencialidades e também dos desafios de nossa cafeicultura, estreitando cada vez mais nossa relação”, afirmou.

Casagrande falou ainda sobre o trabalho de resgaste do sistema público agrícola que será realizado neste Governo após a falta de investimento nos últimos anos. Ele lembrou ainda das dificuldades enfrentadas pelos agricultores em decorrência dos últimos períodos de estiagem. “Nossa expectativa é que a gente, tanto o Governo Federal quanto o estadual, possa encontrar um caminho que alivie as dívidas dos produtores rurais”, destacou.

Sobre este ponto, a ministra Tereza Cristina afirmou que essa situação já é de conhecimento do Governo e que soluções estão sendo avaliadas. “Estamos vendo alguns programas que possam diminuir essa perda que esses produtores tiveram para que eles possam continuar produzindo. O pior dos mundos é que eles saiam da atividade e percam suas propriedades. É isso que a gente está tentando fazer para dar um tempo para eles se reprogramarem, produzirem novamente e ir pagando da maneira que eles conseguirem”, adiantou.

Anfitrião do maior evento da cafeicultura do Conilon no Espírito Santo, o produtor rural Gilberto Aloqui Kubit celebrou a oportunidade de receber o evento com a presença do governador Casagrande e da ministra Tereza Cristina. “Fico feliz em ter a minha propriedade como referência em qualidade de café Conilon. Nós produtores rurais temos que investir cada vez mais nas tecnologias e aplicá-las no campo para que a cafeicultura capixaba seja sempre exemplo para outros estados”, asseverou.

Além do marco do início da colheita, a propriedade também recebeu a 11ª edição do Noroeste Café Conilon, que contou com palestras sobre melhorias oportunidades na cadeira produtiva e firmas sustentáveis na produção do café. A vice-governadora Jaqueline Moraes também participou da solenidade./FA Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.