Mesmo com a vacinação, é necessário continuar mantendo os cuidados necessários no combate contra a Covid-19. O alerta é da sanitarista Helena Lima, do Centro de Operações Emergenciais da Covid-19 (COE), que lembra que o imunizante precisa cumprir etapas antes da cidade poder se declarar livre da pandemia.
“A vacina promove a imunidade coletiva e depende de resposta imunológica individual e comunitária, que só virá após cumprimento da campanha, para que então haja uma avaliação conclusiva. Neste período, entretanto, não dá para abolir cuidados essenciais, como a manutenção do distanciamento social, evitar aglomerações, uso de máscara em locais públicos e higiene constante das mãos”, explica Helena.
Helena destaca também a importância da oferta de testes diagnósticos para controlar a transmissão do vírus. Até esta segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou 24.202 testes, registrando 4.787 casos positivos e 19.415 resultados negativos para a doença nas localidades citadas. Nesta segunda-feira, 18, foram realizados 750 testes, com o registro de 245 casos positivos e 505 negativos para a Covid-19./atarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário