Moradores do distrito do Coqueiro foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira, 31 de março, por um acontecimento até então nunca visto naquela localidade, mas como o povo fala tudo tem sua primeira vez.
Pois assim aconteceu, no cair da tarde desta quarta-feira, naturalmente começou a neblinar, uma chuva fina como de costume, mas até então ninguém havia percebido que naquela chuva estava acontecendo algo inédito, pois se tratava de uma chuva de gelo e os moradores ficaram maravilhados com o fenômeno da natureza.
E hoje com o uso constante do celular quase nada passa despercebido foi quando o pessoal que trabalha na energia elétrica registrou uma cena até então muito curiosa naquele distrito e de imediato foi o comentário do povo local, se já aconteceu chuva de gelo em nossa região não temos conhecimento.
Como o granizo se forma?
As gotas de água que vêm da superfície da terra e de rios que se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, aumentando assim seu tamanho e formando assim a nuvem. Ou seja, essas nuvens se formam em locais com temperaturas elevadas e com alta umidade.
Ao chegar aos 5 km de altitude, onde as temperaturas estão muito abaixo de 0 °C, as gotas viram gelo. Geralmente as nuvens que provocam queda de granizo são chamadas de Cumulonimbus (CB) e chegam aos 18 km de altitude.
Mas esse granizo só consegue cair se tiver um tamanho grande e for pesado, vencendo a força da corrente de ar quente que mantém o gelo dentro da nuvem.
Salienta-se que as pedras de gelo que se formam com tamanhos bem maiores que o comum são provocadas pelas correntes de ar (que sobem para a nuvem) bem mais fortes que o normal, e consequentemente rápidas.
Por outro lado, quando as nuvens de tempestades que provocam temporais e com queda granizo se deslocam muito lentamente, os granizos se acumulam em muita quantidade parecendo neve.
Vale lembrar que dentro da nuvem há turbulência dos ventos, onde as gotas super-resfriadas, gelos e cristais de gelo se transformam.
Pois na faixa das nuvens com
temperaturas abaixo dos -40 °C há só granizo, entre -40 °C e 0 °C há água
líquida super-resfriada e gelo, uma mistura delas, até neve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário