A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) recomendou que os municípios não utilizem os lotes disponíveis para aplicar primeiras doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac e que devolvam os frascos e doses remanescentes após a conclusão do esquema vacinal de quem acabou tendo atraso na aplicação da dose de reforço.
A justificativa é de que a pasta é de que vai reunir as doses que sobrarem para fazer ajustes na estratégia para que todos os vacinados completem seus esquemas de vacina.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (20) e leva em conta que foram disponibilizadas aos municípios 100% das doses de Coronavac necessárias para completar os esquemas vacinais da CoronaVac.
A falta de vacinas afetou municípios em todo o estado e atrasou a aplicação da dose de reforço. A situação se repetiu pelo Brasil. Em Salvador, o número de pessoas com a segunda dose atrasada chegou a 60 mil.
A publicação destaca que a decisão considerou um levantamento realizado nos 417 municípios, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O texto “recomenda a todos os municípios que não utilizem doses de Coronavac para iniciar o esquema de vacinação, pois não serão enviadas remessas de segundas doses para completar este esquema”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário