O governador Rui Costa voltou a falar do projeto de construção do Hospital Regional da Costa das Baleias em Teixeira de Freitas durante a visita ao município de Itagimirim nesta quinta-feira, 20. Rui anunciou a autorização para construção da unidade de saúde e disse que a publicação do edital de licitação será feita nos próximos dias.
Em fevereiro, o governador disse em discurso na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, que a expectativa é que o novo equipamento para atender a demanda do Extremo Sul, seja inaugurado em 2022.
Anseio antigo
Em maio de 2019, um protocolo de intenções que visava a cooperação técnica e financeira para o planejamento e execução do projeto do Hospital Regional Costa das Baleias foi assinado pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a presidente da Organização Mundial da Família (WFO), Deisi Kusztra.
O evento aconteceu no Encontro Mundial da Família, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, foi anunciado que a unidade contará com 300 leitos nas áreas de alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica para atender todo o Extremo Sul e assim desafogar o atendimento no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A previsão, na época, era de inauguração para o ano de 2021.
Quase um ano após a assinatura do protocolo de intenções, em fevereiro de 2020, durante um evento em Prado, Rui Costa reafirmou o compromisso do Estado com a construção do novo hospital.
Também em fevereiro do ano passado, o município divulgou que o ex-prefeito, Timóteo Brito, fez a doação de uma área de 100 mil metros para a construção do hospital./ SulbahiaNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário