Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de dezembro de 2021

Comoção: Jucuruçu é manchete no jornal nacional e deixa muita gente consternada

 

"IMAGENS REDE GLOBO" 

Jucuruçu foi manchete nesta sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, essa data ficará marcada na memória de todos os nossos Jucuruçuenses - O município Jucuruçu está localizado no Estado Brasileiro Bahia - BA. 

Jucuruçu possuí uma área total de 1.457,86 Km². Sua população no ano de 2010 era de 10.290 habitantes.

 

Quem nasce ou reside na cidade de Jucuruçu é chamado de Jucuruçuense. O estado Bahia possuí uma área total de 564.951,18 Km² e está localizado na Região Nordeste do Brasil. A capital do Estado Bahia é Salvador. 

Quem nasce ou mora no Estado Bahia é chamado de Baiano. Jucuruçu faz parte do estado da Bahia.

 

Jucuruçu é vocábulo indígena que significa "cobra grande". Do tupi jucuru: cobra, jacuru ou jucuru; e ussu: grande. Nome supostamente dado pelos índios devido as curvas do rio que margeia a cidade, dando a impressão de que o mesmo é uma grande cobra. Diz a lenda que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelo índios, ela se transformou no rio. 

A região onde hoje é o município de Jucuruçu, anteriormente pertencia ao município de Itamaraju. Os primeiros habitantes que desbravaram as matas à beira do mitológico Rio Jucuruçu foram os senhores Ramiro Rocha (casado com “Dona Florzina”) e o senhor José Rodrigues, mais conhecido como “Zé de Du” (casado com Dona Vitorina Maria de Jesus). 

Provenientes do sertão baiano, data-se que a chegada dos primeiros moradores na região foi no ano de 1912 e que nesta época a tribo indígena anteriormente existente já havia se deslocado da região para aldeias litorâneas ou para aldeias na região de Minas Gerais. 

Infelizmente estamos vivendo momentos de muita dor e tristeza ao ver nossos moradores da Rua Bonifácio José Dantas, da Praça Izabel, (baixada) parte dos residentes da Rua Trindade, da Praça Armindo Vieira de Araújo, da Rua Tiradentes - Bairro Jaqueira, e Bairro Arizona. 

Todas as imagens produzidas em Jucuruçu são fortes, mas três delas chamam muita atenção, os jovens salvando pessoas em um colchão - outra de uma pessoa no telhado que por incrível que pareça até agora a nossa redação não sabe o nome dele, outra imagem também que muita gente comenta e outros até choram é aquela de dona Benir sendo carregada também no colchão. 

 

Muitos moradores antigos de Jucuruçu comentam que essa enchente é incomparavelmente maior que a outra enchente que até então era a mais lembrada de nossa história a enchente acontecida em 1968 há exatamente 53 anos, e por consciência a mesma data.

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.