Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 5 de dezembro de 2021

Vereda realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde, sendo o primeiro município do Extremo Sul a garantir esse direito a população em 2021

 

Vereda:  Na última quinta-feira (02/12), a prefeitura de Vereda, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde. “A Saúde é um direito e o SUS uma conquista”. Pela Manutenção desta conquista se faz necessárias as conferências de saúde. Nas conferências reúnem-se os representantes da sociedade (que são os usuários do SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, parlamentares e outros para “avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” nos municípios, nos estados e no país.

 

A Gestão do Prefeito Manrick Teixeira, entendendo o quão valoroso é a garantia desse direito a população veredense não mediu esforços para que a Conferência que teve como tema: Os Desafios do SUS Durante e Pós Pandemia ocorresse no primeiro ano de governo, como é recomendado, uma vez este foro municipal aberto a toda sociedade pudesse garantir a avaliação da situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS previstos na Constituição Federal e assim definir diretrizes para plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de estado, condicionada e condicionante do desenvolvimento humano, econômico e social; tendo como produto final a definição diretrizes e propostas que possibilitem a confecção do Plano Municipal de Saúde, para o quadriênio 2022-2025. 

Em um plenária cheia de emoções a Presidente do Conselho de Saúde Vereda Jamille Nonato, ao declarar aberta a Conferência lembrou dos desafios trazidos pela pandemia e a importância do envolvimento da sociedade. 

Após a conferência ter sido oficialmente a aberta na plenária de abertura que contou com diversas autoridades, a mesma foi consagrada ao Senhor através de lideres religiosos da Igreja Católica, da Igreja Assembléia de Deus e da Igreja Primeira Batista. 

Em sua fala o representante da SESAB o Coordenador Técnico do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul, o Drº Hebert Chagas parabenizou o município de Vereda por em 2021 ser o primeiro município da Região a realizar a Conferência de Saúde como etapa primordial para planejar as ações em saúde que impactarão a toda sociedade. 

Lembrando a missão recebido por todos aqueles que compõem a gestão do Prefeito Manrick, de ofertar serviços públicos de qualidade aos veredenses o Secretário de saúde Interino Josué Pinto, parabenizou aos trabalhadores de saúde por de fato estarem construindo um novo tempo e uma nova história na saúde de Vereda. 

Emocionado o Prefeito de Vereda Manrick Teixeira, expressou sua confiança em Deus ao assumir a missão de gerir o município, juntamente com o vice-prefeito Salvador Nonato, lembrou das ações desenvolvidas no enfretamento a COVID-19 que quando foi identificado o primeiro caso da variante Delta da Bahia em Vereda, o município já havia tomado medidas que contiveram seu avanço, Manrick citou os avanços já alcançados pela saúde de vereda, como a melhoria dos indicadores do Previne Brasil saindo 12ª posição da região paro o quinto lugar, relatou o aumento de mais 350% da oferta de exames e consultas especializadas comparado ao ano de 2020, a implantação de equipe técnica, ofertando de serviços mais próximo da comunidade. 

Manrick expressou sua gratidão a Deus pela Secretária anterior Maria José que montou a equipe da saúde, uma equipe dedicada, agradeceu ao secretário de Finanças Josué, ao citar a dificuldade para governar a cidade pequena, com pouca arrecadação, mas junto ao secretário de finanças realizaram um planejamento e tem obtido um bom resultado, citando que a suplementação de recuso próprio na saúde chegando a 32%, o dobro do mínimo obrigatório, garantindo os pagamentos do trabalhadores e fornecedores em dia. Finalizando relatou possamos viver dias de luta e de gloria, e que muito mais está por vir em 2022. 

A conferência seguiu com a ministração da Palestra Magna pela Enfermeira, referência técnica do NRS de Extremo Karine Carvalho, que de forma brilhante incentivou a todos os conferencistas a participarem de forma ativa desse espaço conquistado a base de muita luta social. 

Explanando sobre os o SUS, apresentando desafios e mecanismos para enfretamento dos mesmo. De forma emocionada Karine relembrou que fomos levados a lutar contra a covid-19 desarmados e hoje temos a imunização como nossa principal armas.

 

Avaliada como muito produtiva pelos presentes, a conferência que teve momentos de relaxamento com atividades laborais conduzidas pela Fisioterapeuta Veronica Silveira, a mesma foi encerradas após aprovação das propostas formuladas nos dos três eixos de debate, que comporão o relatório final da conferência e o plano de saúde para o próximo quadriênio./focodenoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.